• Sônia Apolinário

Terceiro título de série pop sobre meditação estreia na Netflix

A série sobre meditação mais pop da atualidade está com um terceiro título disponível na Netflix. “Headspace - Guia para Relaxar” pretende ser uma experiência interativa. O espectador poderá escolher e personalizar três jornadas diferentes: meditação - que consiste em uma sessão guiada simples; relaxamento - para relaxar diariamente; ou sono - para acalmar a mente e o corpo antes de dormir.


As pessoas poderão definir o tipo de jornada com base no que estiverem sentindo no momento e no tempo que tiverem disponível. Dica: a opção para pegar no sono tem até um extra e pode terminar com uma história para dormir. "Headspace - Guia para Relaxar" conta com a animação de boas-vindas e o estilo de comunicação que transformou o aplicativo Headspace no queridinho de milhões de pessoas pelo mundo.

Mas antes de ser um aplicativo, esse “negócio da meditação” foi um consultório particular, em Londres (UK) administrado por um ex-monge budista. O serviço oferecido era ensinar técnicas de meditação para profissionais esgotados por conta do trabalho estressante. Um dos pacientes, um publicitário, foi quem teve a ideia do aplicativo. Resultado: Headspace é, hoje, um negócio avaliado em mais de US$ 100 milhões e, aparentemente, seus sócios não estão estressados com isso.

Himalaia


Essa história começa com Andy Puddicombe. Aos 22 anos, esse inglês que estudava Ciências do Esporte, passou por uma sequência de perdas de amigos jovens como ele, inclusive, uma ex-namorada. Impactado com a sequência de mortes ao seu redor, decidiu largar tudo, em busca de uma mudança de vida. Foi parar no Himalaia e virou monge budista.


Nessas fotos (reprodução do Instagram @andypuddicombe) Andy no tempo em que era monge e atualmente, no escritório da Headspace.


Durante dez anos, sua rotina era meditar (até 16 horas, por dia) e auxiliar pessoas a meditar também. Em 2005, voltou para Londres decidido a difundir as práticas de meditação de uma forma “menos careta”. Abriu um consultório tendo como público alvo profissionais exauridos pelo trabalho, como o publicitário inglês Richard Pierson.

Aos 24 anos e com grandes agências no currículo, ele sofria de fobia social e não conseguia ter amigos. Era estressado e ansioso. Encantado com os benefícios que percebia com a prática de meditação, propôs sociedade a Andy. O objetivo era dar mais visibilidade ao consultório e, por tabela, à prática da meditação.

Em 2010, os sócios realizaram vários eventos de meditação e palestras pelo Reino Unido e começaram a esboçar a primeira versão do aplicativo. O Headspace nada mais era do que uma forma de levar a meditação guiada por Andy para mais pessoas, de forma mais fácil. Em 2013, uma mudança estratégica: o escritório da empresa foi transferido de Londres para Los Angeles (EUA), onde se encontra até hoje.

Como toda start up, no início, os sócios faziam tudo sozinhos, praticamente sem dinheiro. Com o crescente aumento dos modismos relacionados com a prática de meditação, o aplicativo foi ganhando popularidade. O visual colorido e descolado deu ares de modernidade a uma prática milenar e “viralizou”. Até hoje, é de Andy a voz que se ouve nas meditações guiadas, no aplicativo.

O sucesso do Headspace fez com que a empresa fosse contratada por grandes corporações para ajudar seus funcionários a desestressarem. Outros produtos foram sendo desenvolvidos, até chegar em séries para a TV. Atualmente, a empresa de Andy e Richard colabora com o desenvolvimento de estudos que buscam comprovar a eficácia da meditação na cura de mais tipos de doenças.

Primeiras séries

Impulsionados pela pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem muito mais tempo em casa, a Netflix fez uma parceria com a Headspace para criação de séries especiais para o canal de streaming que estrearam este ano.


"Headspace - Meditação Guiada" estreou em janeiro. 8 episódios. Cada episódio foca em um benefício diferente - do controle do estresse à adoção da gratidão. Começa ensinando a abordagem e as técnicas e finaliza com uma meditação guiada. Andy conduz cada passo ao narrar os episódios, de 20 minutos cada. Sua voz é acompanhada por uma animação divertida e uma música relaxante. A série foi legendada e dublada em 30 idiomas. Clique na imagem para ver o trailer.


"Headspace - Guia para Dormir Melhor". Em 7 episódios, Andy ensina de maneira simples e divertida técnicas para uma melhor noite de sono e fala sobre os benefícios de uma noite bem dormida.

Clique na imagem para ver o trailer.



"Headspace - Guia para Relaxar" - Trailer



Destaques
Últimas