• Sônia Apolinário

Série 'Blink' mostra o olhar de oito fotógrafos para pontos turísticos do Rio de Janeiro

Um cineasta e sete fotógrafos retrataram os principais atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. O resultado pode ser conferido a partir da próxima sexta-feira, primeiro dia de 2021, quando a série “Blink” estreia no canal Travel Box Brazil, às 21h.



Ao todo, serão exibidos oito episódios, cada um deles, apresentado por um dos fotógrafos. A estreia será com o “anfitrião” Ricardo Nauenberg, cineasta e artista multimídia, idealizador do projeto. Ele vai “apresentar” o Theatro Municipal. Localizado no centro da cidade, o monumento foi construído no início do século 20 com arquitetura eclética, que mistura elementos barrocos e clássicos.


“Blink, em inglês, significa piscar. O ato de fotografar é justamente isso: uma piscada da câmera que registra um momento. A piscada é justamente o momento em que o ponto de vista é congelado, para dar mais ênfase ao olhar. Importantes fotógrafos emprestaram seu olhar, chamando a atenção para o que, muitas vezes, não vemos no dia a dia”, comenta Nauenberg (foto).


Na sequência, a série terá como apresentadores Frederico Mendes (Pedra do Arpoador); Evandro Teixeira (Jockey Club); Levindo Carneiro (Pedra da Gávea); Gui Paganini (Museu do Amanhã e Porto Maravilha); Cristiano Mascaro (Edifício Seabra, na praia do Flamengo); Luiz Garrido (Lagoa Rodrigo de Freitas) e Isabel Garcia (Jardim Botânico).


Exposição virtual

Uma seleção de 56 fotos realizadas durante as gravações da série foi transformada em exposição virtual. “Blink – oito fotógrafos retratando oito lugares do Rio de Janeiro” poderá ser visitada na ZYX Photo Art Gallery, uma galeria de arte virtual dedicada à fotografia.


Serviço


“Blink”

Canal: Travel Box Brazil

Primeira exibição: 1º de janeiro, às 21h

Novos episódios: sextas-feiras, às 21h

Reprises: segundas-feiras, às 04h05 e às 15h; terças-feiras, às 9h; quartas-feiras, às 14h10; e quintas-feiras às 16h30

Destaques
Últimas