top of page
  • Sônia Apolinário

Rótulos da linha Homebrew Friendly serão feitos com receitas de cervejeiros caseiros

Os cervejeiros caseiros, principalmente, do Rio de Janeiro, ganharam um belo presente neste finalzinho de 2021. A cervejaria cigana Boomerang lançou o projeto Homebrew Friendly, que vai levar receitas “de panela” para a fábrica e lança-las no mercado. Abriu o projeto a Black IPA do também beer sommelier Paulo Jr. que desenvolveu essa linha para a marca.


“É um projeto ganha-ganha. O cervejeiro caseiro tem a oportunidade de lançar sua cerveja sem precisar fazer investimentos e ganha royalties no que for vendido. A cervejaria vai ter sempre uma receita nova para fazer lançamentos e se colocar em evidência no mercado”, explica Paulo Jr.


A Boomerang foi criada em 2018 por três amigos cervejeiros, mas ainda não tinha conseguido “acontecer”. Paulo Jr. foi consultado, justamente, para bolar um projeto que desse uma chacoalhada na marca.


Cervejeiro caseiro desde 2014, ele sonhava com o dia em que poderia ter uma de suas receitas lançadas comercialmente. Porém, não se imaginava como dono de uma cervejaria cigana por acreditar que esse modelo de negócio não é muito viável. Na avaliação de Paulo Jr., vários cervejeiros que produzem em casa têm o mesmo sonho que ele. Mais: têm ótimas receitas testadas.


O Homebrew Friendly vai produzir uma série de rótulos, em pequenas quantidades – lotes de, no máximo, 600 litros. De acordo com Paulo Jr., a principal dificuldade para a execução do projeto foi encontrar, no Rio de Janeiro, uma fábrica que topasse produzir nesta quantidade, trabalhasse com latas e conseguisse pasteurizar as cervejas. Acabaram tomando o caminho de Paulo de Frontin, no interior do Estado, para produzir na Trupe.


Como Paulo Jr. desenvolveu o projeto, nada mais justo do que ele inaugurá-lo. Ele conta que escolheu a sua Black IPA para ser a primeira da série por dois motivos: é uma receita bastante festejada pelos amigos também caseiros e por ser um estilo pouco encontrado no mercado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a cerveja lançada está muito próxima do que ele faz nas panelas, uma vez que foram feitos poucos ajustes na receita.


Agora, Paulo Jr. e a cervejaria partem para a escolha do próximo rótulo. Ele conta que está sendo criada uma régua de estilos. E vão em busca das melhores receitas caseiras para cada um deles.


“Não queríamos fazer concurso para não criar concorrência no sentido de que vai ter uma receita campeã. Queremos dar oportunidade para o maior número possível de caseiros e, com isso, ter a especialidade de cada um para a marca”, comenta Paulo Jr.


O segundo rótulo da linha está previsto para ser lançado no início de março de 2022.


Comments


Destaques
Últimas
bottom of page