- Sônia Apolinário
Projeto Caminho Cervejeiro de Niterói sugeriu a criação de três roteiros turísticos na cidade
O Projeto Caminho Cervejeiro de Niterói apresentou, nesta quarta-feira (13), para a Niterói Turismo e Lazer (Neltur) a sugestão de criação de três roteiros de turismo cervejeiro, na cidade, além do relatório final do estudo.
O Caminho Cervejeiro de Niterói é fruto do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), que venceu um edital lançado pela Prefeitura de Niterói, em 2019.
Os roteiros propostos foram: Caminho Guanabara, Caminho Jardim Icaraí e Caminho Oceânico.
Integram o primeiro a Vila Cervejeira, no Centro, e as cervejarias Habeas Copos (São Francisco) e Malteca (Jurujuba); o segundo é formado pelos bares Fina Cerva, Armazém São Jorge e o pólo Biergarten Jardim Icaraí; o terceiro é composto pelas cervejarias Masterpiece (Cafubá), Noi e Máfia, ambas em Itaipu.
A ideia de fazer um circuito turístico-gastronômico em Niterói tendo a cerveja como guia partiu de Lélio Galdino, professor do curso de Tecnologia em Hotelaria da UFF. Mestre em Turismo e Hotelaria e Pós Doutorando em Hospitalidade, ele é, antes de mais nada, entusiasta e apreciador de cerveja artesanal.
“O destaque que Niterói vem tendo no setor e as fábricas que estão instaladas na cidade mostram o potencial que o município tem para o turismo cervejeiro”, comenta ele, que coordenou o projeto.
O relatório também apresentou três sugestões e algumas recomendações para o desenvolvimento do segmento cervejeiro na cidade.
Dentre as sugestões estão a criação de um curso para elaboração de roteiros turísticos, capacitação de pessoal (o projeto ofereceu um curso de capacitação para 60 pessoas ministrado pelo beer sommelier e mestre em estilos Gustavo Renha) e divulgação junto à população das novas atrações turísticas.
Já as sugestões passam pela formação de uma cooperativa para unir as cervejarias, além da criação de um calendário unificado de eventos.
O material foi recebido pelo presidente e diretor de Turismo da Neltur, respectivamente, Paulo Roberto Novaes e André Bento. Por lá, a próxima etapa relacionada ao projeto é iniciar estudos para a implementação das sugestões e divulgar os roteiros cervejeiros, inclusive, no Rio de Janeiro.
Para mais detalhes sobre o relatório, veja o site do projeto
Leia também: Beber, comer e dormir nas pousadas cervejeiras
Comments