• Sônia Apolinário

Prefeitura de Niterói volta a distribuir máscaras e sanitizar ruas como enfrentamento ao Covid19

Em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, na noite desta quinta-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves anunciou que a distribuição de máscaras será retomada em todas as regiões da cidade. Serão mais 500 mil unidades a serem entregues pelas Administrações Regionais, até dezembro. Em sete meses, mais de 1,5 milhão de máscaras foram distribuídas para a população de Niterói. A sanitização das vias, realizada pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), também será retomada, assim como a utilização de carro de som reforçando os protocolos sanitários que devem ser adotados pela população.


O prefeito informou, ainda, que será feito um novo ciclo de diálogo com as entidades comerciais de Niterói e representantes das secretarias municipais de Fazenda e Desenvolvimento Econômico. As medidas, de acordo com Rodrigo Neves, serão adotadas devido a uma oscilação no indicador síntese de monitoramento da Covid-19 registrada nos últimos dias, que chegou, nesta quinta-feira, a 7.38, e também, por conta da taxa de ocupação de leitos hospitalares que está em 37%.


“Niterói segue com um cenário de controle da pandemia e longe de uma segunda onda. Mas é importante ressaltar que a nossa cidade não é uma ilha no contexto da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O município vizinho de São Gonçalo decretou hoje medidas mais duras de restrição porque chegou a 100% de ocupação dos leitos da rede pública e privada. Então é fundamental que a população de Niterói siga atenta e fazendo a sua parte, respeitando os protocolos de higiene e distanciamento social”, afirmou Rodrigo Neves.


Niterói já tem 15.467 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 16.225 casos confirmados da doença e 148 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Niterói registra 507 óbitos.


Atendimento


Em caso de sintomas leves de Covid-19, como tosse, febre, perda de olfato e paladar, os moradores de Niterói podem procurar atendimento na unidade da rede básica de saúde (Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família) mais próxima de sua residência. Todas as unidades estão realizando o teste rápido de Covid-19, a partir do oitavo dia de sintoma, como orientado pelas autoridades de Saúde.


Também é possível realizar o teste no posto drive-thru na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica, a partir do aplicativo “Dados do Bem”. É necessário ser morador de Niterói, preencher o questionário de auto-atendimento. Quem atender aos critérios do protocolo de testagem receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados.


Em caso de sintomas graves, como falta de ar, a cidade conta com atendimento 24 horas no Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, Unidade de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga, e os serviços de pronto atendimento das Policlínicas do Largo da Batalha e da Engenhoca.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Niterói

Destaques
Últimas