• Sônia Apolinário

Pássaros à vista na edição 77 da revista Plurale

Mestre em Relações Internacionais, com anos de experiência em Responsabilidade Social Corporativa, Adriana Boscov conta sobre a experiência de férias no Egito e roteiros turísticos pouco conhecidos de um país mágico.


Biólogas e ornitólogas, Cristine Prates e Tati Pongiluppi são guias pioneiras no avistamento de pássaros e acompanharam turistas norte-americanos na Chapada Diamantina e no Sul da Bahia. Elas apresentam aos leitores de Plurale espécies típicas, como o beija-flor-de-gravata-vermelha que ilustra a capa desta edição, e outros tantos, em Ensaio Especial para a revista. A revista número 77 marca o começo de período do aniversário dos 15 anos de Plurale, publicação independente, dirigida e editada pela jornalista Sônia Araripe.


A tragédia de Brumadinho (MG) provocada pelo rompimento de barragem da Vale

completa três anos e o repórter Hélio Rocha relata a luta de três mulheres da região. A Editora de Plurale entrevistou o vice-líder do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da UERJ, Júlio César Silva, sobre o desastre climático em Petrópolis (RJ): “é preciso repensar a política habitacional e de ocupação do solo.”


A Editora de Fotografia, Luciana Tancredo, conferiu em Foz do Iguaçu (PR) os resultados do plantio em áreas degradas feito por Itaipu Binacional: 24 milhões de árvores plantadas. Maurette Brandt revisitou o eco-espaço Uaná Ueté, em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ). Maria Augusta de Carvalho apresenta o azeite de abacate, iguaria produzida em fazendas no Sul de Minas, entre os pés de café — e que, em breve, começará a ser exportado.


Esta edição traz ainda artigos inéditos sobre ESG, metaverso e desenvolvimento sustentável, de Fernando Thompson, Luiz Fernando de Almeida Bello e Paulo Protásio. E também estudos de caso de empresas engajadas na prática de ações sustentáveis, além das colunas Ecoturismo, de Isabella Araripe, Cinema Verde, de Isabel Capaverde, e Pelas Empresas, assinada por Felipe Araripe.


Plurale em revista e Plurale em site em 2022 são 15 anos de reportagens tendo a sustentabilidade como tema principal. Dirigida pela jornalista Sônia Araripe, Plurale divulga histórias de pessoas, empresas e projetos, e temas relacionados ao meio ambiente, cidadania, ação e cultura.


Tags:

Destaques
Últimas