• Sônia Apolinário

Mestre da arte do couro, cearense Espedito Seleiro ganha exposição no CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, vai expor, a partir de 03 de setembro, 90 peças do artesão cearense Espedito Seleiro, considerado um mestre da arte em couro do país. O visitante da exposição “Mestre de Ofício Espedito Seleiro” terá uma experiência sensorial ao percorrer as galerias, com paisagens sonora, visual e tátil das obras de Seleiro, e também conhecerá seu processo criativo e técnicas de trabalho.


Natural de Arneiroz, Espedito Velozo de Carvalho, de 81 anos, adotou o nome de Espedito Seleiro por causa da família, a maioria de vaqueiros e seleiros. Foi no Cariri cearense que ele criou raízes e iniciou sua carreira como artesão. Ele se tornou um dos principais marcos da cultura nordestina. Mestre Espedito Seleiro ainda mora em Nova Olinda, na região do Cariri, no Sul do Ceará.


Nas galerias do CRAB, estarão à mostra a primeira obra de Espedito Seleiro _ “O Baú” _ e as que o projetaram ao mundo, em especial a “Sandália de Alemberg”, confeccionada em couro curtido e inspirada no calçado que seu pai, Raimundo Seleiro, havia feito para Lampião (com solado quadrado).


É a primeira vez que o CRAB homenageia um único mestre artesão, com mostra totalmente dedicada a sua obra. A curadoria é da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.


“O objetivo é que o público vibre com o quadro das múltiplas cores que compõe a cultura do território de Cariri e de Nova Olinda, no Ceará, espaço de vida do mestre Espedido Seleiro”, explicou a gerente do CRAB, Ana Paula da Fonte Moura.

Os produtos do mestre Espedito Seleiro estarão disponíveis para aquisição no CRAB. A comercialização será feita pelo sistema de QRCode.


O CRAB fica na Praça Tiradentes, 69, no Centro do Rio de Janeiro.

Funciona de terça a sábado, das 10h às 17h.

A exposição “Mestre de Ofício Espedito Seleiro” tem entrada gratuita, mediante agendamento prévio. Agende sua visita aqui


Leia também

Espedito Seleiro na moda


Destaques
Últimas