top of page
  • Sônia Apolinário

Juan Caloto vence concurso que escolheu a melhor Double IPA feita com lúpulos dos EUA

Dez cervejarias brasileiras disputaram a edição 2023 da HGA Best Brazilian Craft Beer. Trata-se de um concurso promovido pela USA Hops, que, neste ano, escolheu a melhor Double IPA (ou Imperial IPA) nacional feita com lúpulos norte-americanos. Hop Growers of America (HGA) é uma organização comercial sem fins lucrativos que tem como principal objetivo apoiar a produção de lúpulo nos EUA.


A vencedora foi a Juan Caloto que levou medalha de ouro para o rótulo La Célebre Disputa de Snake Falls (8,8%). Em segundo lugar ficou a Dádiva, medalhando prata para o rótulo Nostalgia. O bronze foi para a Medonho com o rótulo Sexta-Feira 13. Todas as marcas vencedoras são paulistas.

 

As outras cervejarias competidoras foram  BR Brew (SP), Japas (SP), Masterpiece (RJ), Suricato (RS), Tank Brewpub (SP), Viela (MG) e Zev (SP). O resultado saiu no início de dezembro.

 

Para participar do concurso, todas receberam 40 quilos de lúpulo americano, dividido em quatro variações: Idaho Gem, Cashmere, Triumph e Vista, para usar como achassem mais conveniente.

 

A Juan Caloto usou os quatro e ainda incluiu o tradicional Citra. Além do troféu e de um selo para estampar o rótulo campeão, a Juan Caloto recebeu US$ 1.000 em lúpulos, da USA Hops, que promove o concurso em parceria com o Departamento de Agricultura dos EUA.

 

Essa foi a terceira edição da competição. As outras foram vencidas pelas cervejarias Salvador Brewing (2021) e Koala Sun Brew (2022).


A descrição da Double IPA vencedora pela própria cervejaria Juan Caloto é a seguinte:

 

“Foras da lei estão atrás de um tesouro escondido em Snake Falls. Mas capangas do Xerife também sabem sobre el espólio y armam uma emboscada. Depois de uma disputa calorosa, não sobra ninguém. Solamiente Juan Caloto, que estava como veio a el mundo, dando um mergulho quando começou el tiroteio. Assim é esta cerveza: usted se distrai com el frescor de lúpulos americanos, notas de frutas cítricas, tropicales, pinho y relva. Enquanto isso, um equilíbrio perigoso de amargor delicioso, cuerpo médio y potência alcoólica ameaça su dignidade.

ความคิดเห็น


Destaques
Últimas
bottom of page