- Sônia Apolinário
Instituto francês aporta seu barco no RJ com uma programação de divulgação científica sobre oceanos
A fundação francesa Tara Océan promove no dia 5 de novembro, a partir das 14h, no auditório do Museu do Amanhã (RJ), a conferência “Um Oceano Sustentável”. O evento reunirá cientistas, empresas e representantes de governos para debater não só os impactos das mudanças climáticas e da poluição sobre o oceano, como também apresentar iniciativas concretas que estão contribuindo, por exemplo, com a redução de plásticos no entorno da Baía de Guanabara.
Entre os palestrantes confirmados está a oceanógrafa Letícia Cotrim, única cientista brasileira a integrar o time de autores do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); e Hugo Sarmento, professor da Universidade de São Carlos e um dos membros mais antigos da equipe de pesquisadores da Fundação Tara Océan (“Microbioma do oceano, a multidão invisível e essencial para o planeta”).
A Fundação Tara Océan é a primeira fundação inteiramente dedicada ao Oceano, na França. Suas missões: explorar o Oceano para compreendê-lo melhor e compartilhar este conhecimento científico a fim de criar uma consciência coletiva entre os cidadãos.
Há 18 anos, a instituição vem desenvolvendo a ciência oceânica de alto nível, em colaboração com os principais laboratórios internacionais de pesquisa, para explorar, compreender e antecipar as mudanças ligadas aos riscos climáticos e ambientais, bem como os impactos de várias formas de poluição.
AtlantECO
Uma das ações da Tara Océan é a missão Tara Microbiome, que faz parte de um projeto de grande escala intitulado AtlantECO. Foi lançado em setembro passado e é financiado pela União Europeia no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020.
No AtlantECO, por mais de 5 anos, 36 organizações de 13 países, incluindo muitos países europeus, Brasil e África do Sul, combinarão suas forças para estudar o Oceano Atlântico de polo a polo para determinar a estrutura e função do microbioma atlântico no contexto da circulação oceânica e da presença de poluentes para avaliar o seu papel na dinamização dos ecossistemas atlânticos e produzir conhecimento avançado sobre o Oceano Atlântico, seu funcionamento em pequena e grande escala, o impacto dos microplásticos e, especialmente, seu microbioma e os serviços que fornece à humanidade.
A conferência no Museu do Amanhã abre a série de atividades gratuitas, que irão até quarta (10) e incluem exposições sobre microplástico no mar e o microbioma marinho, além de visitas virtuais ao navio-laboratório Tara, que ficará ancorado ao lado do Museu do Amanhã até o dia 7; e na Marina da Glória entre os dias 8 e 10. Nesse período serão realizadas oficinas educativas com vídeos, jogos, revistas para o público jovem e a oportunidade de conhecer e/ou de usar uma nova ferramenta de divulgação científica: um microscópio 3.0 adaptado para a ciência participativa.
Faz parte da programação criada pela fundação Tara Oceán no Rio de Janeiro outras duas conferências. No dia 7, no Museu de Arte do Rio, a pesquisadora Andrea Green e a empreendedora ambiental Anna Beserra estão entre as convidadas para a Conferência sobre o Compromisso Ambiental da Mulher, que apresentará visões e sugestões de ações para a proteção do planeta sob a perspectiva do gênero feminino; no dia 9, na Mediateca da Maison de France, acontece a conferência científica “Impactos das mudanças climáticas e das poluições de origem humana sobre o Oceano Atlântico”.
A passagem da Fundação Tara Océan pelo Rio será também a ocasião para a Embaixada da França concluir a primeira edição do FrancEcolab Brasil. O projeto reúne mais de 3.500 estudantes, de 7 a 18 anos, de 50 escolas públicas e privadas de todo o país e mais de 200 jovens, de 18 a 26 anos. Eles participaram de capacitações, webinários, exposições, oficinas e concursos sobre a proteção do oceano e a luta contra a poluição por microplásticos. Com o apoio de mentorias, os jovens apresentaram projetos com soluções reais. Esses defensores e defensoras do oceano formarão uma rede permanente, um legado de proteção ao meio ambiente.
Programação completa
Sexta, dia 5 de novembro – Museu do Amanhã
Manhã e tarde - Oficinas Tara Océan / Dedicado para escolas: projeção, oficinas educativas, visitas virtuais.
14h às 17h - Conferência: Oceano Sustentável - Auditório do Museu do Amanhã. Gratuito, mas é necessário inscrição prévia. Faça aqui a sua inscrição.
Diante dos impactos das mudanças climáticas e da poluição causada pelas atividades humanas, o oceano também passa por uma crise ecológica. Cientistas, especialistas, personalidades e jovens vão discutir e apresentar iniciativas concretas para um oceano sustentável.
14h – Sessão de abertura - Ricardo Piquet, Diretor do Museu do Amanhã - Romain Troublé, Diretor da Fundação Tara Océan - Brigitte Collet, Embaixadora da França
14h30m – Oceano e Mudanças Climáticas - Letícia Cotrim da Cunha, Pesquisadora, Uerj: Oceano sob impacto das mudanças climáticas - Hugo Sarmento, pesquisador, UFScar: Microbioma do oceano, a multidão invisível e essencial para o planeta - Lee Karp Boss, pesquisadora, Universidade do Maine: O Microbioma do Oceano Ártico sob impacto das mudanças climáticas 15h45m – Projeto France Ecolab – Palavras aos jovens ganhadores do concurso de ativismo ambiental
16h – Poluições no Mar, soluções em terra - Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade, L’Oréal Brasil: Compromisso com a sustentabilidade até 2030 - Jeanne Fortunato, Coordenadora de Marketing, BR Marinas: Ações de redução de impacto no oceano - Janaina Bumbeer, Chefe de projetos, Fundação Grupo Boticário: Redes de cooperação pela Baía de Guanabara - Silvana Gontijo, Presidente, Planeta.com: Projeto Rio Carioca, esse Rio é meu - Luca Padovani, Presidente, Instituto Aqualung: Projeto Unidos pelo oceano
17h – Da Ciência às ações por um Oceano Sustentável - Ronaldo Cristofoletti, Professor, UNIFESP, membro do Comitê Brasileiro da Década das Ciências do Oceano - Ana Paula Ramos, Diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Ministério do Meio Ambiente - Teca Pontual, Subsecretária de Gestão de Ensino, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente de Niterói
Sábado, dia 6 de novembro – Museu do Amanhã
8h30m às 11h – Operação de limpeza da Praia de Copacabana com estudantes e jovens que participam do projeto FrancEcolab Brasil.
10h às 12h e 14h às 17h - Oficinas Tara Océan: Visitas virtuais à Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades. Faça sua inscrição aqui
Domingo, dia 7 de novembro
10h às 12h e 14h às 16h- Oficinas Tara Océan: Visitas virtuais à Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades, percurso educativo no oceano, exposições. Atividades gratuitas mediante inscrição prévia.
Local: Observatório do Museu do Amanhã
Faça sua inscrição aqui
14h às 15h30m - Conferência sobre o Compromisso Ambiental da Mulher.
A conferência apresentará as visões únicas de quatro mulheres, todas elas de diferentes especialidades e origens. Elas compartilharão sua visão e seus pensamentos sobre as ações a serem tomadas para proteger nosso planeta. Atividade gratuita mediante inscrição prévia.
Local: Museu de Arte do Rio (MAR).
Segunda a quarta, dias 8 a 10 de novembro – Marina da Glória
Exposição “Os Invisíveis do Oceano, uma misteriosa biodiversidade” Eles são as pessoas invisíveis do oceano. Silenciosos, móveis e invisíveis, os microrganismos marinhos, no entanto, prestam-nos imensos serviços. Instalada em frente ao navio-laboratório Tara, a exposição oferece um mergulho no reino do microbioma marinho e na aventura da missão científica.
Visitas dedicadas às escolas do Rio com oficinas de sensibilização sobre a poluição por plásticos mas também sobre as pessoas invisíveis do Oceano (o microbioma marinho).
Segunda a quinta, dias 8 a 11 de novembro – Aliança Francesa Botafogo
Exposição “Plásticos no mar, as soluções estão em terra”
9h às 12h e 14h às 17h - A exposição propõe voltar à fonte da poluição plástica e compreender todos os desafios relacionados a ela. O evento convida o público a descobrir a complexidade da matéria plástica de forma a levar cada um a mudar seus hábitos. Aberta ao público em geral, gratuita.
Terça, dia 9 de novembro – Bibliomaison – Mediateca da Maison de France
16h – Conferência Científica: Impactos das mudanças climáticas e das poluições de origem humana sobre o Oceano Atlântico. Faça sua inscrição aqui
16h – Boas-vindas com Alain Arnaudet, Adido de cooperação e ação cultural no Rio de Janeiro; Étienne Bourgois, Presidente da Fundação Tara Océan; Olga Anokhina, diretora do Escritório CNRS na América do Sul.
16h20m – Da França para o Brasil: uma trajetória multivariada na cooperação pela ciência do oceano, com o Prof. Jean Valentin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
16h40m - Conhecimento inovador sobre o microbioma para promover o crescimento azul no Atlântico Sul, com a Prof. Andrea Santarosa Freire, da Universidade Federal de Santa Catarina.
17h - Projeto VELITROP, eutrofização com foco na Baía de Sepetiba, com o Prof. Gleyci Moser, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
17h20m - Visão geral e perspectivas das comunidades planctônicas do Atlântico Sudoeste, com o Prof. Sérgio Bonecker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
17h40m - A ciência que precisamos para melhor preservar o oceano, com André Abreu, da Fundação Tara Océan.
De 1 a 10 de novembro – Reserva Cultural Niterói
Exposição “Matérias plásticas: vida selvagem
12h às 23h: Desenvolvida pelo Instituto francês de pesquisa e desenvolvimento (IRD), a exposição tem como objetivo analisar a vida dos plásticos produzidos no Vietnã, seguindo objetos desde seus locais de produção e consumo até o acúmulo de resíduos no ambiente aquático. Grátis.
Comments