• Sônia Apolinário

Instalação tecnológica reabre o MAC Niterói

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) vai abrigar uma instalação tecnológica, durante o mês de março. A partir do dia 5, o público poderá visitar a “im.fusion” e viver a experiência de interagir com moléculas, uma floresta e o próprio universo.



Tudo acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade. Câmeras e sensores captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas projeções que exibem três cenários, em meio a efeitos especiais gráficos e sonoros.


A experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de uma floresta e, por fim, explora a imensidão do universo. Em 12 minutos, os visitantes ficam imersos em formas coloridas. A ideia é passar uma metáfora da interação do homem com a natureza.


Apenas seis pessoas são admitidas por sessão. Uma cortina de tecido, com tratamento antibacteriano, e equipamentos de filtragem do ar fazem parte dos cuidados relacionados com protocolos sanitários de segurança contra o Coronavírus. Desde a sua concepção, a instalação previa a interação do público sem necessidade de contato físico, num trajeto de sentido único para os visitantes.


Com “im.fusion”, o MAC realiza a primeira atividade no interior do museu, desde o início da pandemia. A instalação já esteve no Rio de Janeiro (Museu do Amanhã) e em Belo Horizonte (MG).



Serviço

Local: Mirante da Boa Viagem, sem número, Boa Viagem, Niterói

Data: de 05 de março a 28 de março de 2021

Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 18h (a partir das 17h45, a rampa de acesso às galerias é fechada).

Ingressos: R$ 12 (válido durante o horário de funcionamento do dia da compra) e R$ 6 (meia-entrada - comprovação do benefício é obrigatório na entrada do museu. O ingresso é válido durante o horário de funcionamento do dia da compra).

Às quartas-feiras a entrada é gratuita






Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário