• Sônia Apolinário

Festival de música clássica ganha formato virtual e atrações internacionais inéditas no Brasil

Na sua 23ª edição, o Festival Virtuosi será realizado pela, pela primeira vez, de forma virtual. Considerado o maior evento do país dedicado à música clássica, vai apresentar gratuitamente uma série de concertos gratuitos com os principais nomes da música erudita mundial, a partir do dia 19. Também faz parte da programação a realização de palestras e masterclasses.


“Foi um desafio repensar o formato do festival", comenta a pianista e produtora do evento, Ana Lúcia Altino. “Tivemos que aprender a dominar a parte tecnológica e fazer uma curadoria a distância, mas está tudo surpreendente. Apesar de ser virtual, de estarmos longe dos nossos artistas, de não termos a chance do abraço nem de desejar boa sorte quando entra no palco, tenho certeza que apresentaremos uma excelente programação. Tudo com a maior qualidade e o maior carinho para o público assistir de suas casas. E, como sempre, será uma maratona de música e diversas atividades”.


Os concertos serão transmitidos sempre às 19h. Na estreia, a própria Ana dará as boas-vindas ao público e conta, também, um pouco da história do festival. Em seguida, o carioca Thiago Soares, primeiro bailarino do Real Balé de Londres, estará ao lado do músico Rafaell Altino (Viola) para apresentar uma coreografia inédita para a “Chaconne” de Bach.


Thiago também vai participar de um bate-papo sobre sua vida e Rafael apresentará gravações recentes, incluindo “Fratres”, de Arvo Part, e um Prelúdio de Shostakovich para piano, viola e cello, encerrando o programa com a “Chaconne”.

No dia 20 de março, o festival exibe um recital com o pianista russo Peter Laul, que conversará com o público sobre as famosas Sonatas de Beethoven para piano, além de apresentar duas emblemáticas obras. O recital de Peter vai relembrar a celebração mundial dos 250 anos do nascimento do compositor alemão, comemorada em 2020.

Ainda celebrando Beethoven, no dia 21, o concerto será com o violinista canadense Jonathan Crow. Spalla da Toronto Symphony Orchestra, ele apresenta com seus companheiros, o Septeto de Beethoven para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, trompa e fagote. Em seguida, o oboísta pernambucano Isaac Duarte executa obras brasileiras para oboé solo de Kaplan, Osvaldo Lacerda e Beetholven Cunha.


Entre os dias 22 e 24 de março, o Virtuosi apresenta uma nova geração pernambucana de jovens artistas como o violoncelista Fernando Trigueiro, o violista Raul Victor, o pianista Luis Felipe de Oliveira e o violinista Gilson Filho.


A programação continua no dia 25 com uma primeira apresentação para o público brasileiro da pianista e soprano alemã Rachel Fenlon. Em seguida, será exibido um recital do contrabaixista romeno Catalin Rotaru.


No dia seguinte, é a vez do violoncelista pernambucano Antonio Meneses, que apresentará “Sonata” para violoncelo e piano. Ele será acompanhado pelos pianistas Ricardo Castro e Gerard Wyss.


Outra apresentação inédita no Brasil acontece na programação do dia 27, quando entra em cena o Ragazze Quartet (foto). Trata-se de um grupo holandês formado por quatro instrumentistas mulheres: Rosa Arnold, Jeanita Vriens, Annemijn Bergkotte e Rebecca Wise. Com programas atraentes, mas não convencionais, o grupo tornou-se uma das vozes mais novas e importantes no mundo da música clássica, com repertório de quarteto de cordas tanto tradicional quanto dos dias atuais.



A programação termina no dia 28 com uma apresentação do violoncelista Leonardo Altino.


Além dos concertos, o festival terá uma série de palestras, que começa no dia 22 de março. Na mesma data, começam as masterclasses. A programação de aulas conta alguns dos principais nomes da música clássica mundial, entre eles, Isaac Duarte, Jonathan Crow, Rafaell Altino, Leonardo Altino e Catalin Rotaru. Os encontros acontecem via plataforma Zoom e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site do festival.


Confira a programação detalhada dos concertos

Confira a programação de palestras

Confira a programação de masterclasses

Escolha a atividade e faça sua inscrição

Acompanhe a transmissão

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário