• Sônia Apolinário

Fórum debate o empreendedorismo nas periferias

Tecnologia, inclusão e empreendedorismo são alguns dos temas que serão debatidos na quarta edição do Fórum de Negócios de Impacto da Periferia (FNIP), que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, das 9h às 12h. O evento é online e gratuito.

A iniciativa da realização do fórum é da Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP). Segundo um dos seus fundadores, Marcelo Rocha, o DJ Bola, o objetivo do evento é ser uma “ação potente dentro da frente de mobilização e de inspiração” da Articuladora, para dar visibilidade às iniciativas de empreendedorismo dos diversos territórios, do país.


“O Fórum abre diálogo com os diferentes segmentos do ecossistema de negócios sociais, contando com a colaboração de fomentadores, empreendedores, investidores e atores relevantes ligados a essa cena nacional”, informa Marcelo, acrescentando que o debate com a participação de protagonistas dentro e fora das periferias é essencial para a conexão. “Não dá mais para sermos clientes, beneficiários ou usuários de iniciativas que são criadas fora das quebradas e que não vivem a nossa realidade”, comenta.

Além das palestras haverá exposição de "cases". Alguns dos participantes das mesas:

Simara Conceição - Desenvolvedora na ThoughtWorks, professora de programação na Reprograma, é a criadora do Podcast "Quero Ser Dev" que ajuda e inspira mulheres diversas na migração de carreira para área de tecnologia.

Gregória Bento - Tecnóloga e pesquisadora do futuro, criadora da startup Afroya Tech Hub uma hub afrofuturista. Busca através da tecnologia criar novos cenários para negócios e vida em sociedade.

Gustavo Classer - CEO da Carambola, que capacita minorias no mercado de Tecnologia da Informação; transgênero, dá palestras sobre Educação em Tecnologia, inclusão e diversidade em eventos nacionais e internacionais. Foi premiado como Empreendedor Social de 2019 pela Folha de S.Paulo.


Wellington Vitorino - Fundador do Instituto Four, organização responsável pelo ProLíder, o Maior Programa de Formação de Lideranças do Brasil. Idealizou o Four Summit, um dos maiores eventos de discussão de Brasil em solo brasileiro. Foi eleito Forbes Under 30 pela revista Forbes, sendo o destaque na categoria Terceiro Setor e Impacto Social. No ano de 2021 foi aprovado no MBA do MIT Sloan, considerada a melhor universidade do mundo pelo ranking da Quacquarelli Symonds edição 2020.


Marcello Santos - Empreendedor Social, Gestor de Projetos e Consultor. Diretor Fundador do Impacta Nordeste e Cofundador da Motirô.


Programação

Dia 29

Tecnologia e Inclusão: Potências? Inovação da Periferia? Afrofuturismo?

Qual é o corre?_ Da quebrada pro mundão por meio da educação: uma jornada não convencional

Dia 30

Cuidando de quem tanto cuida: saúde mental, bem-estar e autocuidado

Negócios de Impacto nas Periferias do Brasil: 1º Parada – Nordeste

Inscrições, aqui


Destaques
Últimas