• Sônia Apolinário

Dia do Tomate: Rio de Janeiro é pioneiro no cultivo sustentável da fruta

Em 1 de fevereiro se celebra o Dia do Tomate. O Rio de Janeiro é pioneiro na produção do Tomatec, a aposta da Embrapa para o cultivo sustentável do tomate.



No Estado, a produção da fruta se destaca nos municípios de Sumidouro, Cambuci e Nova Friburgo. Somando as três cidades, o número de produtores chega a 800. O Rio de Janeiro é considerado um dos grandes estados para produção de tomates no Brasil.

O Tomatec é a tecnologia responsável pelo melhoramento do cultivo do tomate de mesa através de boas práticas agrícolas. As principais práticas são a fertirrigação por gotejamento, o ensacamento de pencas, a utilização de fitilho nas lavouras e o manejo integrado de pragas. Dessa forma, é possível obter uma produtividade mais sustentável, além de valorizar o do cultivo de tomates, como parte da cadeia alimentar da agricultura brasileira.


Há 13 lavouras com o Tomatec em sete municípios do Rio de Janeiro: Nova Friburgo, com 2 produtores; Teresópolis, 1; Bom Jardim, 2; Trajano de Moraes, 1; Campos dos Goytacazes, 4: São Gonçalo, 2; Tanguá,1. Existem ainda oito lavouras com a utilização da técnica no Paraná, na região de Londrina.

Receitas


ComuniC recorreu ao site parceiro Comida na Mesa para sugerir duas receitas fáceis e saborosas com o uso do tomate: Bruschetta Integral (foto) e Pão com Tomate.


Confira as receitas aqui.




Destaques
Últimas