Depois de refrigerante, cervejaria Blondine lança linha de hard seltzer
Depois de apostar nos refrigerantes, a cervejaria Blondine (SP) lança, agora, uma linha de hard seltzer. A Verano chega ao mercado em quatro diferentes sabores: tangerina e gengibre; limão, maçã verde e kiwi; maracujá, pêssego e manga; e amora, morango e mirtilo.
![](https://static.wixstatic.com/media/e363b2_084fe94a839a41b299098db6264abdfa~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_567,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e363b2_084fe94a839a41b299098db6264abdfa~mv2.jpeg)
Hard seltzer é uma bebida de baixo teor alcoólico, feita com água gaseificada, álcool de cereais e sabores de frutas. Foi lançada em 2016, nos Estados Unidos e, pelo menos desde 2018, é o produto que mais apresenta crescimento, dentro da categoria de bebidas, no mercado norte-americano.
A Verano tem 4% de teor alcoólico - as cervejas mainstreams consideradas “leves” têm 5% de teor alcoólico. A Blondine informa que suas hard seltzers têm 90 calorias por latinha, não levam adição de açúcares ou corantes artificiais, “é uma bebida 100% natural, vegana, sem glúten e com baixo carboidrato”.
De acordo com a cervejaria, foram feitas pesquisas para identificar os sabores preferidos do consumidor brasileiro. O novo produto mira o público jovem.
O processo de fabricação de uma hard seltzer é parecido com o de refrigerante, uma bebida que a Blondine está acostumada a produzir. Em 2016, seis anos depois de chegar ao mercado, a cervejaria lançou a linha Be Pop, de refrigerantes, que ainda são comercializados. São cinco sabores: 2 Limões (tahiti e siciliano), Pink Lemonade (limão com framboesa), Laranja, Guaraná, e Tônica com Pepino.
A cervejaria informa que a bebida é feita com polpa de fruta e, em comparação aos refrigerantes tradicionais, “é mais natural, tem baixo sódio (em alguns até 0) e metade das calorias”.
O sucesso das hard seltzers, pelo mundo, segue uma tendência de comportamento que tem dado preferência para o consumo de bebidas menos alcoólicas e calóricas. Ano passado, a consultoria Nielsen divulgou que as hard seltzers movimentaram US$ 3,2 bi, nos Estados Unidos, somente em 2020, e que o segmento apresentou um crescimento de 188% em relação a 2019.
Prateleira
No Brasil, existem outras quatro marcas de hard seltzers. A cervejaria Three Monkeys Beer (RJ) lançou sua linha ano passado. A Hintz, tem 5% de teor alcoólico e quatro sabores disponíveis: Fresh (melancia, gengibre e limão), Berries (morango, amora, framboesa), Tropical (abacaxi, maracujá, coco) e Citrus (grapefruit, limão e tangerina).
A Lambe Lambe (MG), com 4% de teor alcoólico, é encontrada nas versões Magenta Lover (morango e hibisco), Yellow Lemonade (limonada de limão verde e siciliano potencializada com as frutas amarelas abacaxi, manga, maracujá e melão, além de hortelã) e Purple Forest (açaí da Amazônia combinado com as frutas vermelhas morango, framboesa e amora).
A marca Joví (SC), que se apresenta como a primeira hard seltzer brasileira, tem 4,5% de teor alcoólico e os sabores morango, limão e abacaxi.
A Coca-Cola também lançou a sua versão da bebida, ano passado. A Topo Chico (4,7%) tem três sabores: morango com goiaba, lima-limão e abacaxi.
Comentários