• Sônia Apolinário

Brasil tem 17 restaurantes entre os 100 melhores da América Latina

Sete restaurantes brasileiros foram incluídos na lista dos 50 melhores da América Latina 2021. Porém, por conta de mudanças de regras, na premiação deste ano, a lista completa ranqueou 100 estabelecimentos. Assim, o total de brasileiros nomeados subiu para 17. Dentre eles, a melhor colocação ficou para o Dom (SP, foto). O primeiro lugar geral coube ao restaurante peruano Central. A Argentina teve o maior número de restaurantes citados, na lista completa (20), seguido pelo México (19).



A lista dos 50 melhores da América Latina é publicada, desde 2013, pela William Reed Business Media. A escolha é feita por um grupo formado por 250 líderes da indústria de restaurantes do continente.


A mudança das regras para a premiação deste ano teve como objetivo minimizar o impacto do Covid19, que obrigou estabelecimentos a fecharem as portas na maior parte do tempo. Além disso, a pandemia impediu que jurados viajassem para conferir (e descobrir) novidades gastronômicas. Assim, o resultado levou em consideração pontuações das edições anteriores e dobrou para 100 o número de estabelecimentos ranqueados.


Grande vencedor

O primeiro lugar geral ficou para o Central (Lima, Peru). O estabelecimento já ocupou a mesma posição outras vezes. O destaque do local fica por conta do uso de ingredientes indígenas e da Amazônia peruana.


O segundo lugar também ficou para um restaurante peruano, também da capital Lima: Maido.


Os brasileiros da lista

Dom (SP) - 3 ° lugar – do chef Alex Atala, que tem acumulado tantas polêmicas quanto prêmios, desde a abertura do restaurante, em 1999.

Maní (SP) - 7 °- comandada pela chef Helena Rizzo, uma das juradas do MasterChef Brasil

A Casa do Porco (SP) - 11°

Lassai (RJ) - 22°

Mocotó (SP) - 23°

Oteque (RJ) - 41° - duas estrelas Michelin

Manu (Curitiba, PR) - 49°

Oro (RJ) - 51°

Tuju (SP) - 54°

Evvai (SP) - 65°

Fasano (SP) - 66°

Glouton (BH, MG) - 68°

Tordesilhas (SP) - 75°

Soeta (Vitória, ES) - 77°

Arturito (SP) - 86°

Komah (SP) - 88°

Corrutela (SP) - 90°


Veja a lista completa, aqui


Destaques
Últimas