• Sônia Apolinário

Bienal da Escola de Belas Artes da UFRJ exibirá 56 obras de 48 artistas-estudantes


O Parque Tecnológico da UFRJ recebe, nesta quinta-feira (2), a Bienal da Escola de Belas Artes - EBA Itinerante. Trata-se de uma exposição coletiva que reúne 56 obras de 48 artistas. Com comissão formada por professores da escola, a exposição vai ocupar a Inovateca, um prédio em formato de Cubo Mágico, no Parque Tecnológico da Cidade Universitária, no Fundão.


A Bienal da EBA reúne a produção dos estudantes numa exposição coletiva realizada em reconhecidos espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro. Já foram realizadas cinco edições, e a curadoria, formada por professores da Escola, procura contemplar todos os treze cursos de graduação, permitindo que os estudantes se projetem com suas obras.

As obras apresentam diversas linguagens, dentre elas pinturas, esculturas, fotografias, instalações, desenhos, colagens, figurinos e trabalhos em videoarte. A exposição poderá ser visitada até o dia 17 de junho, com entrada gratuita.

A montagem desta primeira edição na Inovateca é uma forma de estreitar a parceria da Escola de Belas Artes com o Parque Tecnológico da UFRJ, favorecendo o debate entre as diversas correntes estéticas e gêneros artísticos que permeiam a contemporaneidade. Como parte da programação, às terças e quintas, a exposição contará com o "Conversa de Artista”, que promoverá encontros com os artistas que participam da mostra.

As obras foram originalmente selecionadas para compor a mostra da VIII Bienal da EBA que ocorreu em novembro de 2021, nas Cavalariças do Parque Lage, com o tema Mutações. Os trabalhos fomentam o desenvolvimento de uma nova forma de pensar e experimentar a complexidade do mundo.





Destaques
Últimas