• Sônia Apolinário

Bar do David, no morro do Chapéu Mangueira, é o vencedor do Comida di Buteco 22 RJ


O Bar do David, no morro do Chapéu Mangueira, no Leme, foi o vencedor da edição 2022 do Comida di Buteco Rio de Janeiro. Quem quiser conhecer o local sem sair de casa, é só dar “um pulo” na Netflix. A série gastronômica “Somebody Feed Phil” tem a Cidade Maravilhosa como tema do episódio de abertura da quarta temporada. E o Bar do David foi um dos lugares mostrados pelo programa comandado pelo escritor e produtor de TV norte-americano Phil Rosenthal.


Comida di Buteco


O Bar do David venceu o concurso com o petisco “Ousadia” (foto no alto), um bolinho de abóbora com ora-pro-nóbis e coco, recheado com camarão. Com o título, o bar se tornou tricampeão do Rio de Janeiro. Nesta edição do evento, a Baixada Fluminense reinou na premiação.


A segunda colocação ficou para a Pasta da Nonna, de Duque de Caxias, com o petisco "Virando a Laje": risoto de arroz arbóreo, feito com caldo de mocotó, recheado com carne seca desfiada, bacon, linguiça calabresa e costelinha de porco. Acompanha molho de rapadura apimentada e vinagrete de azeitona.


Em terceiro lugar ficou o Boteco do Teixeira, também Duque de Caxias que apresentou o "Teixeira Apelou!": creme de bacalhau gratinado, pimentões coloridos, cebola e alho. Acompanha crostini de parmesão e azeite temperado no alho e bacon.


O quarto lugar coube ao Buteco do Portuga, de Nova Iguaçu, que era o atual campeão. Dessa vez, seu petisco foi o "Próxima Parada: Estação Maxambomba. Vulcão Adormecido", ou seja, uma batata recheada com creme de camarão.


Em quinto lugar ficou o Carpaccio, de São João de Meriti com o "Siri Cascudo": bolinhos de carne de siri recheados com queijo provolone e empanados em farinha Panko.


“Eu tô muito feliz de estar de volta neste palco! Tudo que eu tenho eu devo ao concurso e, neste ano, meu prato é em homenagem a minha mãe, que faleceu há pouco tempo. Foi ela que me ensinou sobre os benefícios da planta ora-pro-nóbis e quero estimular o uso dela, para que as pessoas insiram na alimentação. Tô feliz de levar, mais uma vez, esse prêmio pra minha favela!”, disse David Bispo, ao saber da premiação.


Ao todo, 104 estabelecimentos participaram do concurso, no Rio de Janeiro. Desses, nove foram em Niterói. Agora, o Bar do David disputa com os vencedores de outras 20 cidades, o prêmio nacional do Comida di Buteco cujo resultado será divulgado dia 6 de julho.



David criou o bar em 2010, no Chapéu Mangueira. Em 2019, abriu uma filial “no asfalto”, em Copacabana, ao lado do tradicional Cervantes. Foi lá que Phil Rosenthal experimentou o Ressurgência, uma salada de frutos do mar com feijão branco. O apresentador também comeu Acarajé de Jiló (que leva bacon, milho com queijo e carne-seca) e o Estrela de David, uma costela com molho de abacaxi (foto, reprodução Netflix).


Aliás, Phil também comeu um sanduíche no Cervantes.


Somebody Feed Phil RJ


No Rio de Janeiro, o criador do sitcom “Everybody Loves Raymond” (1996–2005) foi apresentado à caipirinha, tapioca, pastel de feira, frutas diversas, feijoada, brigadeiro, pão de queijo. Ele também visitou a confeitaria Colombo, os restaurantes Academia da Cachaça, Aconchego Carioca e Lasai, além do Na Minha Casa, mais do que um restaurante, um projeto social do chef João Diamante. Ele experimentou um brunch no Copacabana Palace e terminou sua visita se esbaldando em uma churrascaria rodízio.


Como acontece em todos os lugares por onde passa, Phil se mostrou encantado com tudo o que conheceu na cidade. Pena que o episódio tem uma trilha sonora recheada de salsas e até uma música que lembra tango argentino. O passeio do apresentador pelo Parque Lage, identificado apenas como uma floresta em plena cidade, parece só reforçar a ideia de que o Rio de Janeiro fica em plena selva. Ao passear pelo calçadão de Copacabana, o apresentador solta um “todo mundo aqui vive na praia”. Se a questão é clichê, ele não fugiu ao principal deles: a beleza do Rio de Janeiro, admirada do alto do Pão de Açúcar, atracado com uma caipirinha de limão.



Destaques
Últimas