• Sônia Apolinário

As celebrações pelo Dia Nacional do Imigrante Italiano

21 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Foi nessa data, em 1874, que chegou ao Brasil o navio tido como marco do inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

O documentário “Legado Italiano” conta essa hitória, tida como um dos maiores fluxos migratórios de todos os tempos.


Naquela data, 380 camponeses italianos do Trentino desembarcaram do navio La Sofia no porto de Vitória, no Espírito Santo, vindos de Gênova. Quem organizou a viagem foi Pietro Tabacchi, um comerciante falido que buscava um meio de fugir dos credores. Para ele, o Brasil representava o fim das dívidas. Para os passageiros, a esperança de se livrar da fome e da miséria.


A imigração de italianos para o Brasil experimentou o auge entre os anos de 1870 e 1920. Estima-se que o país recebeu 1 milhão de pessoas vindas da Itália.


Documentário


Com cenários no Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e Vale do Caí) e no norte da Itália, "Legado Italiano" revisita, os 147 anos da imigração italiana para a Serra Gaúcha e os inúmeros legados deixados ao longo desse tempo. Temas como a religiosidade, a música, a gastronomia, a arquitetura, a indústria, o talian e o vinho, são abordados a partir dos relatos dos descendentes de imigrantes da região.


A direção é da jornalista Monteiro que, inicialmente, pensou em fazer um documentário sobre a produção nacional de vinho. Mas histórias sobre a imigração falaram mais forte e mudaram o rumo da prosa.


O documentário pode ser visto sob demanda.


Confira o trailer



Petrópolis

Estima-se que mais de 25 milhões de descendentes de italianos vivem no Brasil, em diferentes regiões do país. No Rio de Janeiro, a cidade serrana de Petrópolis tem uma forte colônia italiana.


Reunir documentos e objetos históricos, além de agrupar os descendentes são os objetivos do grupo Italianos em Petrópolis, coordenado pelos empresários Alexandre Felizola e Alexandre Cinelli.


Para celebrar o dia 21 de fevereiro, os membros do grupo estão embandeirando a cidade e seus estabelecimentos.



Lives


Instituto Italiano de Cultura, órgão Oficial do Governo Italiano no Rio de Janeiro, vai realizar duas lives para celebrar o 21 de fevereiro.


Às 16h, Pierangelo Campodonico, diretor do Galata Museo del Mare de Genova e Paolo Masini, Presidente do Comitê Diretivo do MEI, apresentarão, com exclusividade para o público brasileiro, o novo Museu Nacional da Emigração Italiana, sediado em Gênova. Participarão ao vivo, para comentar o evento: Silvia Alciati (CGIE Brasil) e Cilmar Franceschetto (Arquivo Público do Estado do Espirito Santo). Às 16h45, haverá uma homenagem especial ao Dia Nacional do Imigrante Italiano com a apresentação do vídeo: "Relatos afetivos, fragmentos da memória”, realizado especialmente para a data por Kátia Lombardi, fotógrafa e professora da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). O evento será transmitido pelo canal do Youtube e página do Facebook da instituição.



Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário