• Sônia Apolinário

ArtRio terá versão paulista em março

A principal feira de arte do Rio de Janeiro, a ArtRio, vai ganhar uma versão paulista. Entre os dias 16 e 20 de março, será realizada a ArtSampa, na OCA. A expectativa da organização é reunir cerca de 50 expositores, entre galerias e instituições, que ocuparão o prédio criado por Oscar Niemeyer.



“Queremos, cada vez mais, estimular um mercado sério e ético para o segmento da arte, reconhecido internacionalmente por suas melhores práticas. Chegar a São Paulo no ano do centenário do movimento modernista é muito emblemático. Temos como compromissos a valorização da arte brasileira, o estímulo a novos artistas e o reconhecimento da arte como forma de expressão da sociedade e sua cultura”, afirma Brenda Valansi, presidente da ArtRio, que realiza o evento junto com a Dream Factory.


A ArtSampa vai ocupar também uma área externa de 8 mil m² no Ibirapuera. Nos jardins de Burle Marx, o arquiteto Pedro Évora vai desenhar projeto que receberá o público, incluindo área gastronômica, espaço de convivência e uma agenda cultural. Como acontece na ArtRio, também haverá uma programação de palestras no evento paulista.


As galerias participantes da ArtSampa 2022 serão selecionadas por comitê curatorial formado por: Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4); Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena) e Antonia Bergamin (antes diretora da Galeria Bergamin & Gomide).


O evento será em formato híbrido, com a presença das galerias e instituições na plataforma digital e a transmissão das palestras. Os ingressos (R$ 50 / R$ 25) serão vendidos online com data e horário marcados. Não haverá bilheteria no local nos dias de evento.


A OCA fica na Av. Pedro Álvares Cabral, S/n - Portão 2


Leia mais: A obra de arte na era do token não-fungível


Destaques
Últimas