top of page
  • Sônia Apolinário

Anvisa determina recolhimento do sorvete Häagen-Dazs de baunilha por conter substância cancerígena



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs. O produto, importado da França, está sendo globalmente retirado do mercado porque foi encontrada a presença de substância cancerígena, o 2-cloroetanol (2-CE), usada para conferir o sabor baunilha, no sorvete.


O 2-CE é uma substância decorrente da degradação do ETO - classificado como substância com propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer), mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas) e genotóxicas, ou seja, que podem causar alterações no material genético.


O 2-CE foi encontrado nos lotes com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023, vendidos a consumidores finais na embalagem de 415g (473ml).


De acordo com a Anvisa, não existem limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos. Também não existem limites toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil sobre limites de contaminantes em alimentos.


A Agência brasileira explicou que a presença de ETO e de substâncias derivadas de sua degradação “podem ser evitadas em alimentos pelo controle das matérias-primas utilizadas na produção e pelo uso de ingredientes que atendam às especificações estabelecidas e que sejam obtidos em conformidade com as boas práticas agrícolas e de fabricação”.


A Anvisa orienta que quem tenha adquirido sorvetes sabor baunilha da marca Häagen-Dazs com as datas de validade citadas, não consuma o produto. A embalagem deve ser guardada e ser feito contato com a empresa responsável pela fabricação do sorvete, a General Mills, por meio do telefone 0800 031 0707 ou do endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com, para esclarecimentos, troca ou reembolso.


Ainda de acordo com a Anvisa, no momento, não há restrições de comercialização e uso dos demais sabores de sorvetes Häagen-Dazs.


Destaques
Últimas
bottom of page