• Sônia Apolinário

Animação abre o festival de documentários 'É Tudo Verdade'

Escolhido melhor documentário no Festival de Sundance 2021, a animação “Fuga”, abre a 26ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, na quinta-feira, 8 de abril. Online e gratuito, o evento poderá ser acompanhado em várias plataformas de streaming.



A edição virtual da competição, que vai até 18 de abril, conta com 69 títulos de 23 países. Sete longas-metragens brasileiros fazem parte da mostra competitiva. Além de filmes, a programação do festival inclui master classes e debates.


"Fuga" ("Flee") é uma produção entre Dinamarca, França, Suécia e Noruega. O diretor dinamarquês Jonas Poher Rasmussen optou por uma animação para contar a história de um amigo próximo, um refugiado afegão homossexual. Amin Nawabi (pseudônimo), um intelectual altamente graduado de 36 anos, luta com um segredo doloroso que manteve escondido por vinte anos e que ameaça desestabilizar a vida que construiu para si e para o futuro marido.


O roteiro parte de entrevistas, com uma narração em off com a própria voz do protagonista. O documentário conta como Amin e seus irmãos foram aliciados pelo exército mujahid; de como fugiram do Afeganistão e encontraram refúgio em Moscou onde, porém, foram obrigados a se esconder depois que os vistos expiraram. De fuga em fuga, chegaram à Dinamarca. O diretor conheceu seu “personagem” nos anos 90. De acordo com Jonas Poher Rasmussen, o documentário conta uma história de autodescoberta, “que mostra que só quem confronta o passado pode criar um futuro; que só quem para de fugir de si mesmo descobre o verdadeiro significado de ter um lar”.


“Fuga” poderá ser visto às 21h, pela plataforma Looke, com limite de 2 mil visionamentos. O link fica disponível no próprio dia, no site do festival. A programação estará disponível também nas plataformas Sesc Digital e Spcine Play; no site do Itaú Cultural, no canal do YouTube do Sesc 24 de Maio; no site do É Tudo Verdade; e na TV, no Canal Brasil.


Caetano Veloso


O cantor e compositor Caetano Veloso é um dos homenageados do evento. A mostra Caetano.Doc reúne seis filmes com ou sobre o artista baiano.






Programação completa dos filmes

Programação completa das atividades paralelas

Confira as premiações

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário