top of page
  • Sônia Apolinário

AcervA Niterói e São Gonçalo comemora 11 anos com cerveja e rock

Mil litros de chope, oito horas de festa, quatro bandas, duas premiações. Dessa forma, a Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo vai comemorar seus 11 anos. A festa será realizada no dia 16 de setembro, a partir das 14h, no Fluminense Atlético Clube, no Centro de Niterói.



Produções dos associados e comerciais vão abastecer o evento. Até o momento, as marcas profissionais que que já garantiram participação na festa são: Antuérpia, Belgarioca, Brewlab, Búzios, Dead Dog, Denker, Hocus Pocus, Máfia, Masterpiece, Narreal, Noi, OckaRocka, Old School.


Durante o evento, serão conhecidos os melhores cervejeiros caseiros dos dois municípios. As produções serão julgadas por beer sommeliers profissionais. O concurso vai premiar produções feitas especialmente para a data.

Essa festa, uma tradição no segmento cervejeiro de Niterói, é aberta ao público em geral e não apenas para associados. Os participantes vão escolher, na hora, a melhor cerveja do evento que também receberá uma premiação. Saber todos os detalhes sobre as produções que estão sendo servidas diretamente com o cervejeiro que a criou é um charme a mais da festa.


Na programação, shows de quatro bandas de rock, formadas somente por cervejeiros, vão se apresentar: Dry Rocking, Señor Ninguém, Power Trippel e Rebeca.

Os ingressos para participar da festa dos 11 anos da Associação estão disponíveis, em Niterói: bar Armazém São Jorge; e cervejarias Dead Dog, Fractal Brewery e Ocka Rocka. O valor do ingresso é R$135,00. A compra deverá ser feita diretamente em um dos quatro pontos de venda.

Ao chegar na festa, o participante recebe uma caneca e tirante comemorativos para se servir à vontade, diretamente das chopeiras.


– A pandemia do Coronavírus desestabilizou um pouco o mercado cervejeiro. Depois que passou, a vida voltou ao normal, mas muitos cervejeiros caseiros ficaram sem condições de produzir. Além disso, lojas de insumos e equipamentos fecharam ou tiveram uma redução drástica, no movimento. Nesse último ano, o papel da Acerva foi mostrar que era possível sacudir a poeira e dar a volta por cima. As produções caseiras estão sendo retomadas com mais vigor e a festa celebra esse momento de volta da empolgação. As cervejas, tanto caseiras quanto as comerciais, e o concurso são indicadores desse novo momento que nos dá ainda mais motivos para comemorar – disse Fernanda Marques, presidenta da AcervA Niterói São Gonçalo – a primeira cervejeirA a assumir a presidência da associação.


Sobre a AcervA


A associação realiza encontros mensais, em diferentes bares de Niterói, especializados em cerveja artesanal. Nessas ocasiões, os cervejeiros recebem feedbacks das suas produções, por parte dos associados. A cada semestre, é feita uma sabatina onde as produções são avaliadas tecnicamente por diretores da AcervA.

Além disso, faz parte da programação da associação a realização de brasagens públicas, quando é possível, para qualquer pessoa, acompanhar o processo de produção de uma cerveja. A AcervA também promove cursos e workshops para seus associados.


Serviço

11 anos AcervA Niterói São Gonçalo

Data: 16 de setembro

Horário: das 14h às 22h

Local: Fluminense Atlético Clube – Rua Xavier de Brito, nº 22, Centro, Niterói.


Ponto de vendas de ingressos:


Armazém São Jorge: Rua Dr Leandro Motta, 8, no Jardim Icaraí.


Cervejarias Dead Dog e Fractal, na Vila Cervejeira: Rua Heitor Carrilho, 250, no Centro


Cervejaria Ocka Rocka, no Mercado Municipal de Niterói: Avenida Feliciano Sodré, 488, no Centro

Comments


Destaques
Últimas
bottom of page