• Sônia Apolinário

Aberta inscrições para o 1º Festival de Dramaturgia de Podcast

Antes da televisão, era a radionovela que causava frisson no público, ao acompanhar a narrativa folhetinesca. Se os tempos mudaram e, agora, estamos na era do podcast, vem aí, o 1º Festival de Dramaturgia de Podcast. As inscrições podem ser feitas até 12 de fevereiro.

A iniciativa do evento partiu da jornalista Gaby de Saboya e da gestora cultural Sandra Rodrigues que também são atrizes. A proposta é promover a dramaturgia brasileira e estimular a criação em novos formatos. O vencedor do Pod Drama receberá um prêmio de R$3.000,00.


“O Podcast ganhou muita força no Brasil a partir de 2019. Existem algumas hipóteses que tentam explicar esse sucesso: a fadiga da tela, já que as pessoas passam cada vez mais tempo diante de um monitor; o fato do áudio permitir que se façam outras atividades ao mesmo tempo e o livre exercício da imaginação que os vídeos não nos permitem ter, como era na época do rádio”, comenta Gaby.


Segundo ela, uma recente pesquisa revelou que a Região Sudeste é responsável por 54,21% de participação na produção brasileira de podcasts. O nordeste fica em segundo lugar, com 19,10%. No caso do Sudeste, o domínio é do estado de São Paulo, que concentra 35,52% da produção da região, seguido pelo Rio de Janeiro, com 10,47%.


“Com a pandemia, o consumo de podcast teve uma grande mudança. Se antes, o pico de audiência era nos horários de deslocamentos, que são manhã e fim de tarde, durante a pandemia, se tornou mais uniforme e distribuído durante todo o dia. No Brasil, 85% dos usuários de internet consumiram áudio durante a pandemia”, observa Sandra.


Todos os inscritos terão acesso gratuito a aulas on-line de dramaturgia com o dramaturgo, ator e diretor teatral Pedro Kosovski ("Caranguejo Overdrive", "Tripas", "Guanabara Canibal") e produção e publicação de podcast com o especialista no formato Gustavo Passi (BeerCast, EmpreendaCast, Pediatracast).


O Festival terá ainda mesas temáticas sobre esse universo, com apresentação gratuita e online. A semana do Festival de Lives com convidados acontecerá entre 15 e 18 de março. O resultado será divulgado no dia 19 de março.


Recentemente, o grande sucesso em áudio drama, no país, foi a série em oito capítulos "Praia dos Ossos", sobre o assassinato de Ângela Diniz, em 1976, pelo então namorado Doca Street. Ouça aqui.


Para se inscrever gratuitamente no 1º Festival de Dramaturgia de Podcast, aqui


Curiosidade: Em 1951, foi ao ar pela Rádio Nacional o maior fenômeno de audiência em radionovelas, em toda a América Latina: "O Direito de Nascer", um única história que ficou quase três anos no ar.

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário