• Sônia Apolinário

Aberta inscrições para a 4ª edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev

A Aceleradora 100+, programa de inovação da Ambev, chega à sua 4ª edição e convida startups e empreendedores de impacto socioambiental a apresentarem soluções que unam inovação e sustentabilidade. O objetivo do programa é implementar pilotos que ajudem a companhia e seus parceiros a avançarem em seus compromissos de sustentabilidade para 2025, especialmente os que envolvem mudanças climáticas, embalagem circular, agricultura sustentável, gestão de água, ecossistema empreendedor e Amazônia.



Podem se inscrever, até o dia 4 de maio, startups com soluções prontas para serem implementadas e testadas, em fase piloto ou de ida ao mercado. Seguem junto à companhia nessa jornada a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e o Quintessa, aceleradora de impacto. Ambos já integram a Aceleradora 100+, desde a terceira edição, e somam-se a eles novos parceiros e apoiadores, importantes nomes no mercado - PepsiCo, Valgroup, Ball Corporation e Machado Meyer Advogados.


“Os empreendedores que querem conectar suas propostas ao nosso negócio têm essa oportunidade com a Aceleradora 100+. Nós queremos impulsionar ideias inovadoras e sustentáveis, que contribuam com a sociedade e o meio ambiente, por isso, investimos no crescimento compartilhado. Aqui na Ambev, encaramos a sustentabilidade como uma jornada coletiva”, afirma Lisa Lieberbaum, Gerente de Sustentabilidade da Ambev.


O programa é um exemplo de como a inovação aberta é um caminho eficiente para ajudar empresas na agenda ESG e na sua jornada de sustentabilidade. Não somente a Ambev, mas as empresas parceiras também poderão se relacionar com as soluções das startups para resolver seus desafios de impacto socioambiental.

“Participar da 4ª Turma da Aceleradora 100+ é uma grande oportunidade para buscarmos novas soluções que apoiem tanto os nossos objetivos de sustentabilidade quanto de outros parceiros. Recentemente lançamos nossas novas metas de sustentabilidade para 2030 e sabemos que somente teremos sucesso se trabalharmos em conjunto e em colaboração com diversos atores. Como grandes empresas, esse é o momento de olharmos para as boas e novas ideias e usar nosso potencial de impacto e escala, em conjunto, para tornar o mundo mais sustentável” Estevão Braga, Head de Sustentabilidade da Ball América do Sul.

Desafios ambientais

Nesta quarta edição, devem ser buscadas soluções para seis desafios. São eles:

Gestão da água: Monitoramento e análise de água; conservação e administração de bacias hidrográficas; e/ou tratamento e redução do consumo de água em manufatura e supply chain.

Agricultura sustentável: Treinamento, engajamento e suporte a pequenos produtores e agricultores; aumento da qualidade e produtividade da colheita; e/ou outras inovações relacionadas à agricultura sustentável.

Mudança climática: Consumo e monitoramento de energia; soluções alternativas e renováveis para o setor energético; redução, captura e remoção de emissões de CO2; regeneração e restauração florestal; análises financeiras e de gestão para mudanças climáticas; e/ou Logística Verde.

Embalagem circular: Reciclagem, reutilização e devolução; materiais alternativos e inovações para embalagens; e/ou rastreabilidade e logística reversa de embalagens.

Ecossistema Empreendedor: Valorização de produtos gerados no processo de produção da cerveja; rastreabilidade da cadeia produtiva/fornecimento responsável; incentivo a cadeias produtivas locais/regionais; e/ou diversidade e inclusão na cadeia produtiva.

Amazônia: Negócios comunitários da Amazônia; cadeias de valor da Floresta Amazônica; turismo sustentável; comercialização de insumos da sociobiodiversidade amazônica/iniciativas de fomento ao acesso a mercado; inclusão produtiva de populações locais e tradicionais da Amazônia.

Sobre a Aceleradora 100+ O programa Aceleradora 100+ surgiu em 2018, alinhado à iniciativa global da Ambev e aos seus compromissos de sustentabilidade para 2025. Desde então, foram mais de 60 startups aceleradas e R$15 milhões investidos em negócios parceiros.

Em 2021, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Quintessa se uniram a essa jornada e, agora, PepsiCo, Valgroup, Ball Corporation e Machado Meyer Advogados chegaram para integrar a quarta edição e ampliar a escalabilidade dos projetos apresentados. O programa conta também com apoio institucional do Pacto Global.


As inscrições podem ser feitas aqui

Caso o negócio esteja em um nível de maturidade mais avançado, de tração ou escala, há a possibilidade de se inscrever no programa global, 100+ Accelerator da AB Inbev. Para se inscrever, clique aqui

Destaques
Últimas