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A mineira Casa Orc vence o Prêmio Design na Lata com a RIS Eterno Retorno


O rótulo da Russian Imperial Stout Eterno Retorno, da Casa Orc, foi o vencedor do Prêmio Design na Lata. A criação é do próprio cervejeiro da marca mineira, Douglas Issa.


O concurso recebeu 170 inscrições que foram avaliadas por um júri técnico. Desse total, 15 rótulos seguiram para a votação popular. O resultado das duas avaliações resultou no ranking dos três melhores trabalhos.



A segunda colocação ficou para Dserve Blackberry (Alexandre Nani, UX Brew) e a terceira com WKattzse7evidas (Se7evidas, Wkattz Cervejaria).



Eterno Retorno


Douglas e a esposa, Tati Otoni, são publicitários por formação. Durante 12 anos, ele foi sócio da agência Coletivo Raiz. Há três, porém, o casal largou tudo para fundar a Casa Orc, em Pedro Leopoldo. Com isso, o Coletivo acabou como agência publicitária para funcionar como o centro criativo da cervejaria.


A Eterno Retorno é uma Russian Imperial Stout com Lactose e Amora, colaborativa com as também mineiras cervejarias Incógnita e Pedrosa Craft, ambas de Belo Horizonte. Foi lançada em junho passado, em plena pandemia. Douglas explica que o nome da cerveja remete ao livro "Assim Falou Zarathustra” - escrito entre 1883 e 1885 pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, uma obra que influenciou o chamado “mundo moderno”.


“É uma linha de pensamento que reforça a teoria de que tudo que vai volta. E que tudo se repete. Portanto, é preciso estar atento para que os erros não se repitam”, explica Douglas.


E que erros de 2020 a Casa Orc deve estar atenta para não repetir em 2021? Ele responde:


"Às vezes, ficamos acomodados com os resultados e esquecemos de mover um olhar diferente para o futuro. Ou seja, é preciso sair da zona de conforto e entender o comportamento de cada cliente"



Nesse período de isolamento social, imposto pelo combate ao coronavírus, o cervejeiro criou o design de outros 20 rótulos, todos colaborativos da Casa Orc. Agora, Douglas tem planos de reativar o Coletivo Raiz, mas para funcionar como agência com foco em construção de marcas.


Na Casa Orc, além do taproon da cervejaria, funciona também um restaurante. Tati cuida da parte gastronômica do negócio. Ela cria todos os pratos servidos levando em conta aproveitamento integral dos alimentos, valorização do comércio local e ressignificação da comida tradicional da região.


A Orc, como cervejaria, também pretende se estabelecer a partir de um novo modelo de negócios, baseado na colaboração. Mas, o que significa o nome da marca ?


“Meu apelido sempre foi ‘ogro’ e orc seria uma abreviação deste apelido. Porém, se tornou também uma sigla: Original Raiz Coletivo. Então, carrega esses dois significados”, explica Douglas.


O Prêmio Design na Lata foi uma iniciativa em parceria entre a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).


Conheça os 15 rótulos finalistas


Conheça os jurados

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