top of page
  • Sônia Apolinário

Museu da Língua Portuguesa lança exercícios de escrita para enfrentar a pandemia

O Museu da Língua Portuguesa (SP) lançou, hoje ((13/7), o projeto virtual “A Palavra no Agora”. O objetivo é estimular o público a refletir e processar o atual momento da pandemia, a partir de exercícios de escrita.

“Vivemos um momento de perdas físicas e simbólicas. A incerteza, a morte, o adiamento de planos, a doença, o isolamento, a crise econômica, a distância – tudo isso tem um impacto enorme na vida de todos os brasileiros. Na ausência do acolhimento físico, do contato, o que nos une hoje são as palavras - ditas e escritas”, explica Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil, organização social de cultura que gerencia o Museu da Língua Portuguesa.

Os exercícios de escrita são roteiros com perguntas simples, que servem como referência para fazer pensar sobre esse momento. Quem quiser, pode enviar seu texto para compartilhamento no site, seja para fazer uma homenagem ou para ajudar outras pessoas.

Para inspirar o público, o projeto também disponibiliza trechos de obras literárias que falam sobre o sentimento de perda, além de resenhas de livros e filmes que de alguma maneira abordem o assunto.

Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa está em processo de reconstrução. Em 2015, o local foi atingido por um incêndio. Ano passado, foi parcialmente reaberto.

O projeto “A Palavra no Agora” é realizado com o apoio das professoras Doutoras Maria Helena Franco (Laboratório de Estudos do Luto – LeLu, da PUC-SP), Ivânia Jann Luna (Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos no Luto - LAPPSIlu, da Universidade Federal de Santa Catarina), dos professores Fabio de Paula (Faculdade Cásper Líbero) e Mariana Valente (InternetLab), além da psicóloga e arteterapeuta Fabíola Mancilha.

Participe do projeto

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page