top of page
  • Sônia Apolinário

Russian Imperial Stout Catarina chega ao mercado para avisar que Donna, agora, é Intensa

O lançamento de um rótulo é sempre um desafio para uma cervejaria. Quando esse lançamento acontece em época de distanciamento social, com bares fechados e sem possibilidade de realização de eventos, o desafio é maior. E se esse rótulo ainda chega para apresentar para o mercado o novo nome de uma marca? Essas “missões” foram dadas para Catarina, Russian Imperial Stout da cervejaria Intensa (RJ), ex-Donna.
Desde o ano passado, Catarina estava “escalada” para ser lançada em junho de 2020. Com 8,8% de teor alcoólico e 81 de IBU, era a aposta da marca para o inverno, ainda que ameno, do Rio de Janeiro. Foi produzida em agosto, em parceria com a cervejaria Pontal (RJ). Catarina chega ao mercado, porém, com um rótulo provisório, mas já informando ao público que aconteceram mudanças na marca.

Sócio da Intensa, Luciano Mendonça conta que o planejamento feito para apresentar o novo nome da Donna, que ocupou a empresa durante todo o ano passado, foi por água abaixo com a pandemia do Cornona vírus.

Mas por que mudar o nome de uma marca criada em 2014?
LM: "Quando criamos a cervejaria, na hora de fazer o registro, o nome estava liberado e tínhamos o registro provisório. Porém, em novembro de 2018, fomos comunicados pelo INPI que havia conflito de nomes por conta de um bar no Paraná. Mas também estávamos sendo confundidos com uma cervejaria do Maranhão que se chama Dona, com um ‘n”, além de outra em Minas Gerais. Porém, teve outra questão ainda mais forte, relacionada com o nosso layout".
Luciano conta que uma rejeição ao rótulo impediu a expansão da marca para mercados além do Rio de Janeiro, principalmente, São Paulo. Ele chegou a ouvir que o design da marca parecia com o de produtos de salão de beleza.
Quando a cervejaria foi lançada, a ideia, segundo Luciano, era homenagear as mulheres - as primeiras produtores de cerveja quando a bebida era considerada alimento, muitos séculos antes de Cristo. Com a decisão que o nome da marca deveria ser mudado, ele e o sócio Rodrigo de Souza começaram uma pesquisa informal entre os clientes. Luciano conta que, dentre várias opções, a que mais agradou o público foi Intensa, por acaso, o primeiro nome pensado para a marca, quando o projeto da cervejaria estava sendo tirado do papel.

O planejamento inicial previa mudar todo o layout da cervejaria em abril e fazer o relançamento da marca em junho. Em março, porém, chegou a quarentena e o esquema de trabalho de vários segmentos foi alterado, atrasando os planos.
“A pandemia nos obrigou a ser criativos e, principalmente, a aumentar a interatividade com os nossos clientes. Partimos para o delivery, que não fazíamos. Sou eu e Rodrigo que fazemos as entregas, pessoalmente. Achamos que esse contato mais estreito com o consumidor nos permitiria comunicar as mudanças da marca e decidimos apostar em fazer isso agora, como tínhamos planejado. O feedback está sendo positivo. Colocamos a Catarina na rua, mas sua roupa de festa não ficou pronta a tempo. Mas ela já está mandando bem o nosso recado”, brinca Luciano.

Para não perder totalmente o elo com o nome anterior, todos os rótulos da marca, batizados com nome de mulheres, continuarão a ser precedidos pela palavra “donna”, como indicativo de respeito.
A Russian Imperial Stout foi batizada de Donna Catarina em homenagem a Catarina, a
Grande, que foi imperatriz da Rússia, de 1762 até sua morte, em 1796. Completam a “corte” Intensa, atualmente, as donnas Helena (Weiss), Elza (Pilsen), Maria (Session IPA), Sandra (Califórnia Common), Amélia (Irish Red Ale), Fernanda (Märzen/Oktoberfest) e Cecília (Imperial Red IPA).
Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page