Vamos respirar?

Todo ser humano respira sem nem ao menos se dar conta dessa ação. Respirar é, portanto, algo natural e que todos já nascem sabendo fazer, certo? Nem tanto. Na verdade, não sabemos respirar, ou melhor, não aproveitamos nem uma fagulha do que a respiração pode nos proporcionar.

 

“Expirar é a melhor forma de jogar lixo tóxico fora”, ensina o carioca Prem Adi, especialista na técnica de Respiração Circular Consciente ou Renascimento. "Respiração é o grande aparelho excretor do ser humano. Cada célula passa como que em fila indiana para fazer troca de gás. Na expiração, jogamos lixo tóxico fora. Com o equilíbrio dos gases e a limpeza do pulmão, nossa capacidade circulatória aumenta. Temos mais clareza sobre nossas ideias porque acessamos coisas que estavam escondidas".

 

Exercícios

 

Eis quatro exercícios simples de Respiração que, segundo Prem Adi, podem ser feitos diariamente por um iniciante sem qualquer tipo de risco e que ajudam a relaxar, se centrar e, em alguns casos, a sair de uma certa letargia.

 

As 20 respirações conectadas

Esse exercício dará, depois de algum tempo,uma maior consciência da Respiração.

* Inspire e expire pelo nariz. Faça quatro respirações curtas seguidas de uma profunda. Repita quatro vezes esse pequeno ciclo completando assim as 20 respirações. Elas devem ser conectadas, ou seja, sem intervalos. Quando terminamos a inspiração já começamos a expiração. Num determinado momento, temos a impressão que inalação e expiração se fundem, são uma coisa só. Um pequeno esforço é feito para a inalação. A expiração deve acontecer da forma mais relaxada possível. O ritmo não é lento, nem muito rápido. Ele deve ser ativo. Faça duas ou três vezes ao dia. 

 

As 20 respirações conectadas sem ruído

Ótimo para meditar, se acalmar e perceber o fluir da Energia no corpo.

* Siga o mesmo padrão– quatro respirações curtas e uma longa, repetindo o ciclo quatro vezes. Inspire e expire o mais suavemente quanto possível, de forma que o ar não faça ruído algum ao entrar e sair das fossas nasais. Este exercício visa uma maior consciência da Energia. Excelente para fazer antes de uma reunião com a chefia, ou encarar algo desafiador.

                                                                                                                

As 20 respirações conectadas 9 por 1

Ajuda a sair da letargia, da falta de energia, da preguiça, da imobilidade.

* Mude o padrão para nove respirações curtas e uma profunda. Repita esse ciclo duas vezes.

 

Respiração Intuitiva para combater o estresse diário

* Respire de forma livre, mas sempre conectando inspiração e expiração, sem intervalos. Você deve fazer da forma que se sentir mais natural. Seja guiado por sua intuição e aproveite para observar todas as partes de seu corpo que estão envolvidas nesse processo.

 

Leia também: Pijama não!

 

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