top of page
  • Sônia Apolinário

Film & Arts exibe documentário sobre os últimos cinco anos da vida de David Bowie

O documentário “David Bowie: The Last Five Years” será exibido hoje e amanhã (dias 11 e 12 de março) no canal Film & Arts.

Lançado em 2018, dois anos após a morte do cantor e compositor britânico, o longa metragem enfoca os últimos álbuns de Bowie, "The Next Day" e "Blackstar". Com direção de Francis Whately, o documentário exibe imagens de bastidores inéditas que mostram o processo criativo do artista.

“The Next Day” é o vigésimo quarto álbum do cantor, então com 66 anos. Foi lançado em 2013, depois de um hiato de dez anos sem apresentar produções inéditas no mercado. Em apenas uma semana, o novo álbum se tornou o mais vendido no Reino Unido.

Seu trabalho seguinte, “Blackstar”, lançado em 2016, mais precisamente, em 8 de janeiro, dois dias antes da morte do cantor. Até então, o público desconhecia que Bowie estava doente. O co-produtor Tony Visconti descreveu o álbum como um “canto do cisne” planejado pelo artista como um "presente de despedida" para seus fãs. No álbum, Bowie fala sobre a própria morte e “desabafa” com o ouvinte sobre o assunto.

Bowie morreu em decorrência a um câncer no fígado. Ele soube da sua doença na mesma época em que gravava o clipe “Lazarus”, em novembro de 2015. Sua morte se deu dois dias após completar 69 anos, em seu apartamento, em Nova York (EUA).

Biógrafa do cantor, a jornalista inglesa Lesley Ann Jones revelou que Bowie optou por um suicídio médico assistido após constatar que já estava em estado terminal da doença. Neste método, o paciente pede ao médico uma dose letal de medicamento. Autora do livro “Hero: David Bowie”, ela contou que o artista planejou todos os detalhes de sua morte.

“David Bowie: The Last Five Years” sera exibido dia 11 às 20h55 com reprise às 02h30, e no dia 12 , às 11h15. Film & Arts (648 da Claro TV e 648 da NET).

Veja o trailer do documentário

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page