top of page
  • Sônia Apolinário

Infinitas, cerveja colaborativa feita por mulheres, celebra o primeiro aniversário do brewpub carioc

Infinitas #1 e Infinitas #2. Assim se chamam as cervejas feitas por oito mulheres que serão lançadas no próximo domingo, dia 8, no Narreal, em Botafogo. A data, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebra o primeiro ano de funcionamento do brewpub carioca. Infinitas é uma Wheat Dark Wine com 8,8% de teor alcoólico.

A #1 tem entre seus ingredientes extrato de Cumaru, chips de Cabreúva e Pimenta da Jamaica. A #2 foi feita com extrato de Cumaru, Chips de Cabreúva e cacau. A Cabreúva permite a extração de óleos essenciais usados em tratamento de beleza. Seu óleo ajuda a hidratar os cabelos e alivia sintomas da TPM.

Cristina Biangolino, Marina Nascimento, Monick de Aquino, Marcela Cristina Freitas, Érica Barbosa, Katherine Benedict, Daniela Medeiros e Priscila França são as criadoras das Infinitas.

A iniciativa de convidar mulheres para fazer uma cerveja colaborativa partiu do próprio Narreal, onde a bebida foi produzida. Beer sommelières, todas têm também envolvimento com alguma atividade dentro da cadeia produtiva da cerveja.

A Infinitas faz algumas provocações: é de trigo, escura e de alto teor alcoólico. De acordo com o consultor Pedro Ribeiro, resultaram em uma cerveja amadeirada, perfumada, rústica, não filtrada, com corpo médio/alto. Ele observa que os rótulos quebram alguns paradigmas quando se fala em “cerveja de mulher”, muitas vezes, relacionada a uma bebida clara, leve e de baixo teor alcoólico. A ideia é criar infinitas versões, com participações de mulheres, a partir da #1 e #2

Esses dois rótulos estarão disponíveis na festa de aniversário do brewpub que contará com 30 torneiras e dez chopeiras, em diferentes espaços da casa. De acordo com Pedro, o primeiro ano de funcionamento “superou as expectativas”.

Uma importante “vitória”, segundo ele, foi a participação do Narreal, ano passado, em dois dos principais eventos cervejeiros do país: Mondial de La Bière e Slow Brew. Isso foi possível graças à produção de colaborativas com cervejarias que já tinham garantido suas presenças nos festivais. Ao todo, foram feitas parcerias com oito cervejarias que resultaram na criação de dez rótulos.

Em um ano, foram produzidos no brewpub 32 rótulos de 30 estilos diferentes. Os planos para 2020 incluem a realização de mais eventos próprios e, quem sabe, iniciar um processo de franquia.

“Acredito que o sucesso do Narreal deve-se, além da qualidade das cervejas, ao fato de que criarmos um ambiente plural. O lugar não é caracterizado como um bar para aficionados por cerveja, até porque há outras opções de bebidas. Em relação às cervejas, não temos somente rótulos extremos e isso conta muito. Ao mesmo tempo, experimentamos muito ao longo do ano. Temos condições de fazer uma produção mínima de 700 litros, o que nos permite brincar”, comenta ele.

Serviço

1 Ano Narreal

Data: 8 de março

Horário: das 11h às 21h

Local: Rua Real Grandeza 129, Botafogo

Com opção de ingresso open bar e open food

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page