UFF recebe navio escola para pesquisas no litoral sudeste do Brasil

Um navio escola atracou em Niterói, vindo do Ceará. O Ciências do Mar III chegou hoje (quinta-feira, 20), na Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, na Ponta D’Areia. A embarcação, cuja gestão foi cedida à Universidade Federal Fluminense (UFF), proporcionará experiência prática de ensino e pesquisa embarcada para alunos, professores e pesquisadores das universidades do Sudeste do Brasil. Em Niterói, também ficará disponível para visitação de alunos das escolas do município.

 

O Ciências do Mar III é um dos quatro laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF) brasileiros.  O primeiro foi entregue à Universidade Federal de Rio Grande (FURG), em 2016, e atende ao litoral sul do país. O Ciências do Mar II, entregue à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2018, se ocupará do litoral nordestino. O Ciências do Mar III, que acabou de ser entregue à UFF, está voltado para estudos no litoral sudeste e o Ciências do Mar IV, a ser entregue à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ainda este ano, atenderá ao litoral norte. Em cada região, várias universidades que possuem formação em ciências do mar, se beneficiarão com o projeto, utilizando a estrutura e os serviços dos navios. 

 

O Ciências do Mar III tem 32 metros de comprimento e está equipado com dois motores de 450 BHP de potência, podendo atingir velocidade de cruzeiro de até 10 nós, com autonomia para 15 dias no mar. A embarcação possui também três laboratórios, guinchos oceanográficos e geológicos, central de tratamento séptico e alojamentos com capacidade para até 18 pesquisadores e tripulação.

 

 

                                                            Para comentar, aqui

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Vamos respirar?

28/03/2020

1/5
Please reload

Últimas

28/03/2020

Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br