Criação da Rota Cervejeira da Mantiqueira mobiliza evento na cidade mineira de Gonçalves

Servir de ponto de partida para a criação da Rota Cervejeira da Mantiqueira é o objetivo do Terras do Malte - Circuito de Cervejas Artesanais da Mantiqueira. O evento será realizado de 7 a 9 de fevereiro na cidade mineira de Gonçalves. Vai reunir nove marcas e terá como foco a degustação de cerveja harmonizada com produtos da região como queijos, cogumelos e até azeite. Faz parte da programação a realização de oficinas técnicas, palestras e debates. 

 

A serra da Mantiqueira  se estende pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta primeira edição do evento, participam cervejarias mineiras e paulistas. Duas são da própria cidade de Gonçalves: 3 Orelhas e Terras do Malte – uma cigana que criou um rótulo comemorativo para o evento, a Session IPA  Serraterrestre.

 

Cinco marcas são da vizinhança: Confra da Mantiqueira e Zé Bier, do município de Córrego do Bom Jesus; Extremosa da cidade de Extrema;  Monte Verde, de Camanducaia, e Pós-Doc, de Santa Rita do Sapucaí. Outras duas são do lado paulista da Mantiqueira: Krios, de Santo Antônio do Pinhal e Gard, de Campos do Jordão.

 

As degustações acontecerão no salão do Restaurante Vida Verde e as oficinas e palestras, no centro de convenções da pousada anexa ao restaurante. Um dos participantes dessa parte da programação é o engenheiro agrônomo Rodrigo Veraldi, principal responsável pelas pesquisas com o lúpulo Mantiqueira, tido como o primeiro lúpulo brasileiro.

 

“O potencial cervejeiro da região é grande. São várias cervejarias em cidades próximas umas das outras. Por isso a ideia de criação da rota. Nesse evento, queremos aproximar esse produtores para aumentar a interação entre eles. A partir daí, vamos criar ações para consolidar a rota”, explica Marília Ribeiro, diretora de marketing do Circuito Serras Verdes e ex-secretária de Turismo de Gonçalves.

 

 

Ela conta que a cidade, de cerca de 4 mil habitantes, foi escolhida para sediar o Terras do Malte por conta da sua tradição no ecoturismo, no turismo rural e de aventura. Segundo Marília, há dez anos, começou um “boom” de empreendimentos responsáveis pela atual boa estrutura de pousadas, restaurantes, bistrôs e cafeterias, na cidade. As cervejas começaram a fazer parte desse cenário nos últimos cinco anos.

 

“Esse crescimento da estrutura turística de Gonçalves não foi planejado e, confesso, não consigo perceber uma situação específica que tenha causado o interesse pela cidade. Mas o fato é que temos uma gastronomia forte, não apenas com restaurantes de comida mineira. Uma característica comum aos estabelecimentos é o uso de ingredientes da região”, afirma Marília.

 

O evento também pretende lançar holofotes para esses produtos. Uma das atividades da programação é o Dias de Campo, quando os visitantes poderão conhecer duas propriedades rurais: a Queijaria São João das Três Ovelhas e a fazenda Mantiva, produtora de azeite que, ano passado, recebeu medalha de ouro no Concurso Internacional de Azeites de Oliva de Nova York (NYIOOC).

 

O azeite e o queijo de ovelha, junto com queijo de cabra e de búfala, cogumelos e geleias de outros produtores servirão de base não apenas para a degustação das cervejas, mas como ingredientes dos pratos que serão servidos pelo restaurante Vida Verde, nos dias do evento.

 

 

 As cervejarias também se fartam dos ingredientes da região para produzir suas receitas. A Pós-Doc, por exemplo, usa o marmelo que tem festa em sua “homenagem” na vizinha Delfim Moreira para produzir  uma Fruit Beer. A 3 Orelhas faz uma  Session Ipa com cenouras orgânicas, enquanto a Zé Bier vai provocar o público com uma American Lager feita com milho orgânico. 

 

 

“Estamos com uma grande expectativa. A iniciativa de criar a Rota Cervejeira da Mantiqueira é excelente e a ideia é levar o Circuito para outras cidades”, comenta Luciana Guimarães, sócia da Pós-Doc junto com o marido Francisco Eduardo, que planeja criar uma Oktoberfestna sua cidade, Santa Rita do Sapucaí.

 

Leia também: 

Cervejaria incubada pela prefeitura de Santa Rita do Sapucaí lança seus rótulos

 

 

 

 

 

Confira a programação

 

Ingressos

 

 

 

Para comentar, aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                              

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Pernaltas e a arte de brincar o carnaval nas alturas

08/02/2020

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br