top of page
  • Sônia Apolinário

A documentarista Petra Costa fala sobre seu trabalho em série do canal Curta!

A cineasta Petra Costa ganhou evidência quando seu documentário “Democracia em Vertigem” foi indicado para concorrer ao Oscar 2020. Quem quiser conhecer melhor o seu trabalho terá uma oportunidade na quarta-feira (dia 29) com a exibição, às 22h, da série “Nós, Documentaristas”, pelo canal Curta! Em seguida, às 22h30, será apresentado o filme “Elena”, que Petra dirigiu em 2012.

Mineira de Belo Horizonte, Petra, de 36 anos, é neta de um dos fundadores da construtora Andrade Gutierrez. Ela começou sua carreira em 2009, com o (premiado) curta-metragem “Olhos de Ressaca”. Em seguida, dirigiu os documentários "Elena" e "Olmo e a gaivota" (2014), premiados, respectivamente, nos festivais de Brasília e do Rio.

Neste episódio da série “Nós, Documentaristas”, de Susanna Lira, Petra fala sobre sua metodologia de trabalho e temas de interesse. Seu mais recente filme foi “Democracia em Vertigem”, lançado pela Netflix, em junho de 2019. Aborda os bastidores do golpe que resultou no impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, e abriu caminho para a composição do atual governo brasileiro. Em dezembro passado, o documentário foi incluído na lista dos 10 melhores filmes de 2019, feita pelo jornal norte-americano The New York Times. A cerimônia do Oscar será no próximo dia 9 de fevereiro.

Já “Elena” é o longa-metragem mais íntimo de Petra. O filme é uma investigação poética dos caminhos traçados pela sua irmã mais velha, que acabou tirando a própria vida.

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar, no Brasil, e também Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento, Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo coisas inesperadas.

“Nós, Documentaristas” - reprises: 30 de janeiro, às 02h e às 16h; 31 de janeiro, às 10h; 2 de fevereiro, às 15h

Veja o trailer, aqui

"Elena" - reprises: 30 de janeiro, às 02h30 e às 16h30; 31 de janeiro, às 10h30; 2 de fevereiro, às 19h.

Veja o trailer, aqui

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page