top of page
  • Sônia Apolinário

Livro conta a história da Associação Médica Fluminense, criada em 1897

A trajetória da Associação Médica Fluminense é tema do livro que será lançado hoje (terça-feira, 14), às 19h, na própria sede da instituição, em Niterói (RJ). São mais de 100 anos de atividade tendo como pano de fundo a evolução da cidade.

"Associação Médica Fluminense – mais de 100 anos de amor à Medicina”, resgata cinco décadas de um material cuidadosamente guardado pelo pediatra Alcir Vicente Visela Chácar.

Ao longo de suas 300 páginas, o livro narra o percurso da entidade, desde o seu embrião associativo em 1897, quando recebeu o nome de Sociedade de Medicina e Cirurgia de Nichteroy, até os dias atuais, sob a presidência da pediatra Zelina Maria da Rocha Caldeira.

Durante dois anos, a equipe editorial do livro se debruçou em documentos históricos, recortes de jornais e revistas e fotografias inéditas - como a que mostra Albert Sabin discursando, na instituição, em 1979. Idealizaram a obra o médico Alcir Vicente Visela Chácar, a administradora Maria Gomes e a jornalista Verônica M. de Oliveira. Também integram a equipe do livro a historiadora Ingrid Casazza, a designer Ingrid Cariello e a revisora Maria Bernadete Murno de Aquino.

Serviço

Lançamento do livro “Associação Médica Fluminense – mais de 100 anos de amor à Medicina

Data: 14/01/2020

Hora: 19h

Local: sede da Associação Médica Fluminense - Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói (RJ)

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page