top of page
  • Sônia Apolinário

Niterói lança guia botânico do município

Niterói lançou o Guia Botânico do Município. A obra mapeou as árvores mais exuberantes da cidade e reúne imagens dos seus variados ecossistemas.

Com 185 páginas, o guia foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS). Reúne fotos, ilustrações e textos sobre 81 árvores, de 66 espécies distintas. Há também informações sobre a flora do município e um “passeio” pelos hortos do Fonseca, do Barreto e de Itaipu, além de registros da vegetação do Campo de São Bento, em Icaraí.

Niterói soma 56% do seu território composto por unidades de conservação e áreas ambientalmente protegidas. A cidade foi incluída, no início de 2018, na publicação “Florestas e Cidades Sustentáveis: histórias inspiradoras de todo o mundo”, divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A estimativa é que, em média, para cada niteroiense, existam 123,2 metros quadrados de florestas.

“Primeiro, criamos um atlas de 100 páginas, que reúne imagens dos variados ecossistemas da cidade, agora temos o guia botânico, que traz um conceito de ecologia urbana, e teremos ainda o guia de trilhas”, contou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eurico Toledo, ressaltando que a publicação será distribuída também nos Cetros de Atendimento ao Turista (CATs).

A capa do guia traz uma ilustração de uma das árvores mais festejadas da cidade: o Ipê-roxo situado na Praça da República, no Centro de Niterói. Outro exemplar exuberante da mesma espécie fica no final da rua São Lourenço.

Baixe o guia online

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page