top of page
  • Sônia Apolinário

Superprodução sobre a Revolução Francesa estreia em circuito nacional

Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e começa a escrever novas páginas da História. “A Revolução em Paris” é uma superprodução de € 17 milhões (cerca de R$ 70 milhões) que estreia quinta-feira (28) nos cinemas. O título fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês deste ano.

Esse drama histórico cujo título original é “Un Peuple et Son Roi” ("Um Povo e seu Rei") é protagonizado pela atriz Adèle Haenel (a lavadeira Françoise). O elenco reúne vinte dos maiores atores franceses da atualidade. Fruto de seis anos de pesquisas, o longa de Pierre Schoelle, que assina direção e roteiro, tem impressionado pela impecável reconstituição de figurinos e cenários do século 18. Várias cenas foram gravadas em locações reais e contaram com a participação de centenas de figurantes.

A conhecida história da revolução francesa é narrada de forma não linear. Cruza os destinos de pessoas comuns como Françoise e seu companheiro Basile (Gaspard Ulliel) com figuras históricas como Robespierre (Louis Garrel), Marat (Denis Lavant), Saint-Just (Niels Schneider) e o rei Luís XVI (Laurent Lafitte).

“A Revolução Francesa está na origem da República e dos direitos constitucionais. Embora 1789 pareça muito distante, liberdade, igualdade e fraternidade não são palavras vazias. Ecoam até hoje nas consciências. Vivemos em um mundo em crise de valores, em que esses direitos são seguidamente violados, e isso se reflete nas pessoas, no conjunto da sociedade. E tudo isso – a desigualdade, a exclusão, a violência social – possibilita uma gama infinita de histórias”, disse o diretor Pierre Schoelle, por ocasião do lançamento do filme, ano passado, na França.

Veja o trailer

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page