top of page
  • Sônia Apolinário

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja será instalada em Brasília

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja será instalada amanhã (quarta-feira, 30), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. A cerimônia acontecerá às 9h, no Auditório Olacyr de Moraes, na Esplanada dos Ministérios.

O grupo terá como foco analisar o setor, colaborar com a criação de políticas públicas e assessorar o Governo Federal em temas relacionados ao segmento. Farão parte da Câmara integrantes da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Associação de Cervejeiros Artesanais (Acerva Nacional), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv).

“Acreditamos que o diálogo permanente, franco e aberto entre todos os envolvidos é fundamental para o crescimento do segmento. Desde os cervejeiros caseiros, das pequenas às grandes multinacionais, os produtores de lúpulos, insumos, embalagens e órgãos como Sebrae e Apex, todos estarão representados no grupo, em busca de um único objetivo: um cenário regulatório e fiscal mais favorável aos empreendedores”, afirma o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli.

Até o momento, o Mapa tinha duas câmaras no setor de bebidas: a de Viticultura, Vinhos e Derivados e a da Cachaça.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o setor de cerveja representa cerca de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Gera cerca de R$ 25 bilhões em impostos por ano, é responsável por 2,7 milhões de empregos e tem um faturamento da ordem de R$ 100 bilhões. Ainda de acordo com o ministério, o setor cervejeiro brasileiro é o terceiro maior do mundo, com mais de 1.000 empresas registradas e 14 bilhões de litros consumidos, por ano.

Fontes: Abracerva e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page