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  • Sônia Apolinário

The Drunk Trunk lança o 'Desafio do Futuro'

A rede carioca de pubs cervejeiros The Drunk Trunk lança, amanhã (quarta-feira, 25), na filial do Centro, um desafio para o público que vale um chope artesanal: é preciso provar dois hamburgers e acertar qual deles leva carne que não é carne e maionese que não é maionese. O “Desafio do Futuro” vai apresentar dois dos produtos plant based, que começam a chegar ao mercado brasileiro.

Os dois hamburgers do desafio são feitos com pão de brioche, maionese, alface, tomate e cebola grelhada. Um deles, terá carne bovina e maionese tradicionais. O outro, será montado com Futuro Burger e Not Mayo, ambos plant based, como é chamada a produção de alimentos que imitam o cheiro, a cor, a textura e o gosto de alimentos tradicionais, mas que são feitos à base de vegetais.

“O desafio faz parte da estratégia do pub de promover a inovação. Mais do que vencer o desafio, o importante é viver uma nova experiência e repensar os seus conceitos. Neste caso, o foco é a gastronomia, que está vendo a entrada de alimentos vegetais que podem substituir a proteína animal, reduzindo danos ao meio ambiente sem diminuir o prazer na hora de comer”, explica Dalmo Marcolino, um dos sócios da rede que aceita a criptomoeda Bitcoin como pagamento, na sua unidade da Tijuca.

O Futuro Burger é produzida pela empresa brasileira Fazenda Futuro, que se apresenta como “primeira foodtech brasileira” que cria carne de plantas “com a mesma textura, suculência e gosto de carne” animal.

Em entrevista para o #Comunic, Marcos Leta, um dos criadores da empresa, afirma que seu

produto “não é uma carne de laboratório”. Na linha de produção do hamburger, ao invés de colocar carne tradicional na máquina, o que se usa é um preparado à base de vegetais, a partir de proteínas de ervilha, soja e de grão-de-bico, além de beterraba (para o efeito de “sangue”). Leia mais detalhes na reportagem Produtos plant based, que imitam carne, começam a disputar o mercado brasileiro

Not Mayo é um produto desenvolvido pela startup chilena NotCo. Sua maionese vegana à base de grão-de-bico promete sabor e textura da maionese tradicional. O produto está disponível nos sabores original, com alho e picante. Para produzir alimentos saudáveis e sustentáveis a partir de vegetais, a NotCo desenvolveu o Giuseppe, um software de inteligência artificial capaz de gerar fórmulas alimentares com base em ingredientes vegetais que imitam os alimentos de origem animal.

A empresa chilena chamou a atenção do mercado e conseguiu investimento de US$ 30 milhões de um grupo do qual faz parte o fundador da Amazon, Jeff Bezos. Os próximos lançamentos previstos são o Not Milk, Not Yogurt e o Not Cheese, alternativas ao leite, iogurte e queijo com sabor e textura semelhantes aos seus equivalentes de origem animal. O NotMilk , que já foi lançado no Chile, é feito à base de repolho e abacaxi. Está sendo usado também para a produção de sorvetes.

Serviço

Desafio do Futuro - The Drunk Trunk Centro

A partir de quarta-feira (25/9) – por tempo limitado

Endereço: Avenida Erasmo Braga, 278 / lojas L e M (Edifício Menezes Cortes)

Horário de funcionamento: 2ª e 3ª das 11h às 22h; 4ª e 5ª das 11h às 23h; 6ª das 11h à 00h

Preço dos dois hamburgers do desafio: R$20,90

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