top of page
  • Sônia Apolinário

Sem o atual campeão brasileiro, equipe nacional participa da Copa do Mundo de sommelier de cerveja

A 6 ª edição do World Championship of Beer Sommeliers será realizada na próxima sexta-feira (27), em Rimini, na Itália. O Brasil, que conquistou a medalha de bronze na edição passada, terá sua equipe desfalcada do atual melhor sommelier de cerveja brasileiro. Jayro Pinto Neto não pode viajar por conta de problemas particulares.

A delegação brasileira, tradicionalmente, é formada pelos dez primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Este ano, porém, houve uma alteração na lista de participantes: Thiago de Oliveira da Silva (5 º colocado) não pode participar e foi substituído por Guto Procopio (11 º colocado). Não houve tempo hábil para providenciar a substituição de Jayro, vencedor da 5ª edição do concurso nacional, realizada em maio passado.

Assim, integram a equipe brasileira na disputa do concurso internacional de 2019: Alexandre Madeira, Edu Pelizzon, Emmanuel Boldrin, Flavio Augusto da Silva, Gabriel Faria Marques da Rocha, Guilherme Mixtro, Guto Procópio, Osmani Vicente e Pedro Barcellos.

Em 2017, Rodrigo Sawamura garantiu a medalha de bronze para o Brasil, no Campeonato Mundial, realizado na Alemanha. Naquele ano, ele perdera o título de melhor sommelier brasileiro para Edu Pelizzon. Este, por sua vez, ficou em segundo lugar no concurso nacional de 2019. Da competição internacional participarão, este ano, 80 profissionais de 18 países.

Na edição passada do Beer Sommeliers World Cup, o vencedor foi o alemão Stephan Hilbrandt. Em 2015, a competição foi realizada no Brasil (SP), e o vencedor foi o italiano Simonmattia Riva.

Piccola Mucca

Os dois integrantes da equipe brasileira que "representam" o Rio de Janeiro criaram uma cerveja colaborativa para ajudar nos custos da viagem para a Itália. Gabriel Faria Marques da Rocha (cervejeiro e sommelier da marca 3Cariocas) e Pedro Barcellos (sommelier executivo da rede de bares Brewteco) produziram 250 litros da Piccola Mucca. Trata-se de uma Imperial Milk Stout com adição de nibs de cacau e baunilha, com 8,7% de teor alcoólico. Piccola Mucca significa pequena vaca, em italiano, ou seja, vaquinha. A cerveja está disponível em chope nos três endereços do Brewteco (Leblon, Barra e Tijuca) e no 3Cariocas Taphouse, em Botafogo. Garrafas da cerveja (120 unidades de 500 ml, ao todo) podem ser enviadas para qualquer lugar do país pelo site BrosBeer.

"Minha expectativa é a de fazer um bom trabalho. Dedico a minha vida e meus estudos a cerveja, diariamente, tem alguns anos. Portanto pretendo chegar calmo e fazer o meu melhor. A mesma coisa em relação aos meus amigos brasileiros. Todos são muito bons e têm muito mérito de estarem na competição. Não penso em ninguém como meu “rival”. Penso em todos como amigos que competem entre em si. É óbvio que todo mundo tem a gana de ir bem, mas não vejo como “rivais” e sim como companheiros em busca de um objetivo. Se um brasileiro se sagrar vencedor será muito bom pra Cultura Cervejeira no país", disse Pedro, da Itália, em mensagem para #lupulinário.

Vakinha

Emmanuel Boldrin ficou em terceiro lugar na última edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas. Para ajudar nos custos da viagem para a Itália, ele também recorreu a uma vaquinha, mas digital. Morador de São José do Rio Preto (SP), ele busca arrecadar R$ 14 mil. Até o momento, obteve R$ 2,6 mil, cerca de 19% do total.

"Minha expectativa é boa. Acredito ser capaz de conseguir alguma classificação relevante. A maior dificuldade que espero enfrentar (e é uma dificuldade que define as classificações, no fim das contas) é a inexperiência. Nunca participei da prova e, mesmo o pessoal que já participou ter me contado sobre, a dinâmica da prova a gente só aprende, de fato, fazendo. Quanto à nossa equipe, o Brasil está muito bem representado, todos que irão participar têm ótimas chances de chegar à final e vencer a competição", comentou Emmanuel, em mensagem também enviada da Itália.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page