top of page
  • Sônia Apolinário

Primeiro capítulo do livro de memórias de Fernanda Montenegro tem capítulo disponível gratuitamente

Com o lançamento de "Prólogo, ato, epílogo", livro de memórias da atriz Fernanda Montenegro, a editora Companhia das Letras disponibilizou para leitura, grátis, o primeiro capítulo da obra.

Entre julho de 2016 e novembro de 2017, a jornalista, roteirista e escritora Marta Góes realizou dezoito entrevistas com a atriz. A partir desse material transcrito pela própria Marta. Fernanda escreveu o livro entre novembro de 2017 e agosto de 2019.

Ela narra suas memórias em uma prosa afetiva. Conta, por exemplo, a saga de seus antepassados lavradores portugueses, do lado paterno, e pastores sardos, do lado materno. Rememora como conheceu aquele que se tornaria seu marido, Fernando Torres, entre jovens que circulavam pelas rádios. Foi durante os ensaios da peça "Alegres canções na montanha", que começaram a namorar.

Com muita emoção, Fernanda relembra os desafios do casal de criar os filhos sobrevivendo como artistas; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de constante reinvenção; o padecimento de Fernando; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990; a crença na terra que acolheu seus antepassados imigrantes e a devoção por esse país.

“Não estou romanceando. Tenho quase um século de vida, portanto posso dizer: ‘Era no tempo do rei’”, brinca ela que, no próximo dia 16 de outubro, completa 90 anos de idade.

Leia o primeiro capítulo do livro

Veja e ouça Fernanda lendo algumas páginas do livro para você

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page