Colorado lança quatro versões da Appia com mel de diferentes espécies de abelhas nativas brasileiras

A cervejaria Colorado  (Ambev) recriou sua Appia.  A Honey Wheat Ale da marca ganhou quatro versões, em uma experiência com edição limitada. Em cada uma foi usado mel produzido por uma abelha diferente: Mandaçaia, Uruçu Amarela, Tiúba e Jataí. São todas espécies nativas brasileiras, também conhecidas como abelhas sem ferrão.

 

 

A Mandaçaia é encontrada nas regiões sul e sudeste do país. Poliniza culturas de abóbora, pimentão, pimenta-malagueta e tomate.  O mel tem toques picantes e, dependendo da região de origem, pode lembrar alcaçuz, capim fresco e caramelo.

 

 

 

A Uruçu Amarela é comum nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Tocantins. Mel com leve gosto de própolis com toques de madeira.

 

 

 

 

A Tiúba é encontrada nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil (Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Tocantins). São importantes na polinização do açaí, berinjela, tomate e urucum. Produz um mel bastante floral, dulçor médio a alto, e sabor delicado.

 

 

 

 

A Jataí  é uma espécie que se adapta bem a ambientes urbanos. É criada até em caixas porque requer pouco espaço. O mel apresenta forte presença de antibióticos que justificam seu uso medicinal na cultura popular. Possui sabores herbais, leve amargor, gosto alcoólico e de própolis. 

 

 

As abelhas nativas são muito dependentes da preservação da mata em que criam suas colônias. Por isso, várias espécies estão ameaçadas de extinção, em decorrência de desmatamentos. Uma das alternativas para a conservação das espécies nativas está na meliponicultura, que garante a criação racional de abelhas sem ferrão. No Brasil, estados como o Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco, entre outros do Nordeste brasileiro, possuem polos bem sucedidos desse tipo de cultivo.

 

A Appia original usa mel de laranjeira. Tem 5,5% de teor alcoólico e 10 IBU. As novas versões,  que fazem parte da linha “Brasil com S”, ficaram com 8% de teor alcoólico e 17,5 IBU.

 

Com o lançamento, a Colorado pretende chamar a atenção para a importância das abelhas nativas para a biodiversidade do Brasil. Dentro dessa ação, a cervejaria anunciou que vai montar, ainda neste mês de setembro, dois Meliponários urbanos, em São Paulo, e outros dois, em Ribeirão Preto, cidade paulista onde fica a sede da cervejaria. Cada um deles terá capacidade para 50 mil abelhas. Appia significa “abelha”, em latim.

 

 

 

                                                           Para comentar, aqui

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Ambev e Pratinha se unem em busca de inovação cervejeira

14/11/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br