Flip leva Euclides da Cunha a Paraty

Advogado, jornalista e primeiro-tenente do Exército, julgado pelo Conselho de Disciplina da instituição, Euclides da Cunha (1866-1909)  é o homenageado da Flip 2019. O evento literário, um dos principais do país, acontece de hoje (10) a domingo (14), em Paraty, cidade da Costa Verde Fluminense, recém- declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. 

 

Euclides da Cunha é o autor do clássico “Os Sertões”, livro que escreveu a partir de sua experiência como  jornalista que cobriu a Guerra de Canudos - conflito dos sertanejos da Bahia liderados pelo religioso Antônio Conselheiro contra o Exercito Brasileiro (1893 – 1897). É também conhecido por um escândalo passional. Sua esposa Ana Emília Ribeiro teve dois filhos com o amante, o militar Dilermando de Assis. Quando descobriu a traição, Euclídes tentou matar o rival, mas foi morto por ele, no crime que ficou conhecido, no Rio de Janeiro, como Tragédia da Piedade.

 

 

Programação 

 

A programação principal conta com a realização de debates em 21 mesas literárias e um elenco de cerca de 40 autores que, para além da literatura, atuam em áreas diversas como jornalismo, música, arquitetura e ciência.

As mesas literárias vão acontecer no Auditório da Matriz e serão transmitidas ao vivo no telão no Auditório da Praça, com 754 lugares cobertos e gratuitos. Abre a programação um painel sobre Canudos, com a professora e crítica de literatura brasileira Walnice Nogueira Galvão.

 

Uma vasta programação paralela será oferecida pelas 28 casas parceiras do evento.

 

Uma programação educativa vai tomar conta da Biblioteca Comunitária Casa Azul que, pela primeira vez, estará aberta durante os dias da Festa Literária. Na Praça da Matriz, além de “árvore de livros” para a as crianças, haverá O Cinema da Praça, com programação audiovisual. O espaço receberá uma mostra de longas-metragens dedicados à iconografia e aos personagens do sertão.

 

Aplicativo

 

Pela primeira vez, a Flip terá um aplicativo que vai permitir os usuários assistir, ao vivo, às mesas literárias da 17ª edição do evento, e receber notificações para acompanhar o que acontece no programação principal. O app Flip estará disponível para Android e iOS.

 

 

Destaques do #Comunic

 

O jornalista e escritor Mário Magalhães lança seu mais recente livro, “Sobre Lutas e Lágrimas” dia 12 (sexta-feira), às 18h30, na Casa Libre e Santa Rita de Cássia, seguido de uma conversa com Monica Benício, viúva de Marielle Franco. No domingo (14), às 10h30, na Casa Submarino, ele fala sobre biografias políticas – Mário é autor do livro "Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo" e escreve atualmente sobre o político Carlos Lacerda.

 

O jornalista Paulo Cezar Guimarães fala sobre seu livro “Armando  Nogueira, a construção de uma biografia" quinta e sexta-feira (dias 11 e 12), às 15h, na da Casa Gastromar.

 

A jornalista Cristina Serra dividirá a Mesa 19 “Cocorobó” com o jornalista norte-americano David Wallace-Wells, sábado (13), às 20h30.

 

O economista e diplomata Ricardo da Costa Aguiar lança o romance histórico “Das Terras Bárbaras” sexta-feira (12 de julho), 18h, Casa PublishNews, seguido de debate com o escritor Roberto Pompeu de Toledo.

 

A escritora e socióloga Ana Cristina Leonardos e a psicóloga, escritora e fotógrafa Martha Scodro  lançam o livro "Festina Lente - Apressa-te lentamente", sobre mulheres com idades a partir de 50 anos, sexta-feia (12), às 10h, na Casa Autografia

 

A jovem escritora nigeriana Ayobami Adebayo divide a Mesa 9 “Angico” com a escritora e psicóloga israelense Ayelet Gundar-Goshen  sexta-feira (2), 12h

 

O angolano Kalaf Epalanga, fundador do grupo Buraka Sound System, embaixador do kuduru, divide a Mesa 7 “Quirinquinquá “ com o rapper e romancista Gaël Faye , do Burundi quinta-feira (11), às 20h30

 

Para comentar, aqui

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Ambev e Pratinha se unem em busca de inovação cervejeira

14/11/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br