top of page
  • Sônia Apolinário

Ação de responsabilidade social de grife transforma roupa em pratos de comida

Uma grife carioca celebrou, em maio, três anos de um programa de responsabilidade social que resultou na doação de recursos que permitiu servir, até então, 29 milhões de pratos de comida. O 1p5p da Reserva estabelece que para cada peça de roupa vendida, cinco pratos de comida serão doados. Por trás dessa fórmula aparentemente simples, existe toda uma engrenagem movimentada por centenas de pessoas que buscam equacionar a realidade brasileira da fome, em um país com alto índice de desperdício de alimentos.

No site da Reserva, um contador atualiza, a cada 15 minutos, o número de pratos doados desde 20 de maio de 2016, quando foi criada a ação 1p5p da grife. Na palavra “doados”, um asterisco esclarece que se trata de “refeições complementadas”.

Na prática, isso significa que a empresa doa um montante mensal, de acordo com o resultado de suas vendas. Duas ONGs são as contempladas: Banco de Alimentos e Mesa Brasil. São essas instituições que transformam a verba doada em prato de comida. Não diretamente. Elas recolhem alimentos que não seriam aproveitados e encaminham para instituições cadastras, onde, finalmente, a refeição é feita e distribuída.

Foi uma conversa com uma criança que fez o CEO da marca, Rony Meisler, implantar o 1p5p, como conta Alan de Abreu, responsável pelo Departamento de Sustentabilidade da empresa:

“Em 2016, a Reserva já apoiava empreendedores sociais. Rony foi a Pentecostes, no Ceará, para conhecer um projeto de educação infantil. Conversando com uma das crianças, ele ouviu uma frase que fez sua ficha cair: com fome, ninguém consegue estudar. E por lá havia fome”.

Rony conhecia o trabalho da economista Luciana Quintão que, em 1998, criou o Banco de Alimentos. Desde essa época, ela atua contra o desperdício de comida no país. Basicamente, o que a ONG faz é coletar alimentos excedentes nas empresas e comércios e distribuir nas instituições sociais atendidas – atualmente, 41 estão cadastradas. A máxima de Luciana é “buscar onde sobra e entregar onde falta". Foi por lá que o 1p5p começou a dar os primeiros passos.

O Banco de Alimentos atua apenas em São Paulo. Alan conta que, para ampliar o alcance da ação, a Reserva fechou parceria, em 2017, com o Mesa Brasil do Sesc, uma rede nacional, que também busca alimento onde sobra para entregar onde falta.

A Reserva tem 74 lojas espalhadas pelo país e conta com 1.500 colaboradores. Seu QG fica em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro.

“Todos os nossos colaboradores são capacitados para falar sobre o 1p5p. Informamos sobre a ação no nosso cupom fiscal e nas nossas sacolas, mas não se trata de uma situação oportunista para aumentar vendas. Essa ação dá uma motivação a mais para nossos vendedores, porém, a venda é consequência do nosso trabalho no dia-a-dia”, comenta Alan.

Faz parte do trabalho do Banco de Alimentos e do Mesa Brasil a realização de ações de conscientização para evitar o desperdício de alimentos. A Reserva acompanha as ONGs nisso também. No próximo dia 1 de julho, uma segunda-feira, a chef Neide Marco, dará uma oficina de aproveitamento de alimentos para colaboradores da marca que trabalham em São Cristóvão.

Nas mãos de Neide, nenhuma casca, talo ou semente vai para o lixo. Tudo vira comida gostosa. Na oficina, ela vai ensinar, por exemplo, a fazer brigadeiro de chuchu, cocada de alface, brownie de feijão, bife à milanesa de casca de banana e salgadinho frito com tudo quanto é tipo de verduras, além de jujuba de legumes.

Banco de Alimentos

No Brasil, são desperdiçados, por ano, cerca de 26 milhões de toneladas de comida, que poderiam alimentar 19 milhões de pessoas. Metade do desperdício se dá no transporte, entre o produtor e o consumidor, porque frutas e legumes amassam ou murcham. São esses alimentos que perdem o valor comercial que o Banco de Alimentos recolhe.

Diariamente, das 8h às 18h, a ONG faz “colheita urbana”, em São Paulo. Por mês, arrecada de 30 a 50 toneladas de alimentos, entregues às instituições cadastradas, que transformam em refeição para 20 mil pessoas. Desde a sua criação, a ONG livrou do desperdício 7,5 milhões de quilos de alimentos.

“Um terço de tudo o que é produzido, em todo o mundo, nunca vai chegar para ninguém. Ao mesmo tempo, a fome volta a crescer. Por isso, além da busca de alimentos, também trabalhamos para conscientizar as pessoas para que evitem o desperdício. Tentamos inspirá-las para que também mudem hábitos alimentares”, afirma Gabriel Monteiro, Coordenador de Comunicação e Marketing do Banco de Alimentos.

Capacitar e reciclar as cozinheiras das instituições atendidas é uma das ações da ONG, que conta com 15 funcionários (Luciana incluída) e uma estagiária. É mantida com a doação, atualmente, de 30 empresas. Na lista de espera, 300 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, aguardam a oportunidade de se cadastrar para receber os alimentos.

Gabriel explica que as doações dos parceiros são mensais, porém, os valores não são fixos, mas proporcionais aos respectivos faturamentos.

“Estamos vivendo uma crise e todos os nossos parceiros estão vendendo menos”, comenta ele que, em relação à Reserva, conta que, em período de Black Friday, a marca não pratica descontos para o consumidor, mas dobra a ação que passa a ser 1p10p.

Mesa Brasil

A Mesa Brasil conta com 91 unidades de funcionamento e abrange 541 cidades. Conta com 3.385 doadores e atende 6.092 instituições. Entre janeiro e dezembro de 2018, distribuiu 37.189.977 kg de alimentos e atendeu a 1.456.966 pessoas por dia.

A chef Neide Marco se especializou em culinária vegana e funcional. Esse foi seu ponto de partida antes de começar a trabalhar com aproveitamento integral dos alimentos, há 12 anos. Atualmente, divide seu tempo entre seu buffet e aulas de capacitação para cozinheiras de instituições, em um circuito estabelecido pelo Sesc.

“O chef, antes de tudo, é um bom cozinheiro. Quando comecei, ninguém queria saber dessa vertente da culinária de aproveitamento integral do alimento. Queriam outras coisas que consideravam mais glamorosas. Atualmente, isso está mudando. As pessoas estão mais atentas com essa questão do desperdício de comida”, afirma a chef.

Ela conta que a primeira lição de todas as suas aulas é ensinar a correta higienização dos alimentos. A partir daí, segundo ela, é só usar a criatividade para utilizar todas as cascas – a única que não utiliza é a do inhame por conta dos “cabelos”.

Aproveitar o que se tem na geladeira é a grande mágica que Neide ensina. Um restinho de repolho roxo pode virar suco com a ajuda de um maracujá. Você joga a casca do chuchu fora? Pois é ali que está o principal nutriente da hortaliça que a chef jura que se transforma em um suco delicioso se acrescentar um limão.

De uma abóbora, a chef usa a casca para fazer cocada, farinha ou recheio de bolo; com o miolo, suco ou doce; com a semente, pé de moleque, paçoca ou brigadeiro.

São tantas receitas que Neide está preste a lançar seu quinto livro: “Aproveitamento integral: da casca ao prato”. Aqui, ela ensina como fazer uma refeição completa:

Entrada - croquete de vegetais

Prato principal - arroz com legumes e bife de cascas de banana ao molho da cascas de mamão

Sobremesa - brigadeiro de semente de abóbora

Croquete de vegetais

150 g de cascas de chuchu, 150 g de cascas de cenoura, 150 g de casca de berinjela, 100 g de talos de agrião e salsa, 1 dente de alho, 1/2 cebola, 40 ml de óleo, 80 g de farinha de trigo, 100 ml de leite, 100 ml de água, 200 g de arroz cozido, farinha de rosca para empanar, óleo pra fritar

Modo de fazer

Higienizar as cascas e talos, picar e reservar. Refogar cebola e alho no óleo. Acrescentar as cascas e talos e deixar cozinhar bem. À parte, misturar a farinha no leite e na água e junte ao refogado. Cozinhe mexendo sem parar até soltar do fundo da panela. Desligar o fogo. Misture o arroz cozido, modele as bolinhas e passe na farinha de rosca. Fritar em óleo quente

Arroz com legumes

40 g de cebola picada, 1 dente de alho, 80 ml de óleo, 1 kg de arroz, 200 g de abobrinha verde, 200 g de cascas de melancia ralada, 150 g de cenoura ralada 50 g de pimentão vermelho picado, sal a gosto

Modo de fazer Refogar cebola e alho no óleo. Acrescentar o arroz e os demais ingredientes - colocar a água suficiente para cobrir o arroz. Cozinhe em fogo baixo até secar a água

Bife de cascas de banana

1 kg de cascas de bananas, 2 dentes de alho, Pimenta e sal a gosto.

Modo de fazer Temperar as cascas. Passar no ovo batido,farinha de rosca e fritar em óleo quente

Molho da cascas de mamão

Polpa de 1/2 mamão sem caroço, 2 tomates picados, 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 100 ml de óleo, sal a gosto

Modo de fazer Bater no liquidificador a polpa do mamão e reservar. Preparar um refogado com cebola , alho e o tomate. Acrescentar o suco do mamão e deixar apurar bem. Temperar com sal e pimenta a gosto

Brigadeiro de semente de abóbora

1 lata de leite condensado, 200 g de semente de abóbora sem as casca 10 g de margarina Modo de fazer

Torrar levemente as sementes, bater no liquidificador até ficar uma farofa e levar ao fogo com os demais ingredientes até soltar do fundo da panela. Modelar e passar no cacau ou banhar na cobertura de chocolate

Ao concluir a edição desta matéria, o contador da Reserva informava a doação de 29.300.255 pratos de comida. Em quanto está agora?

Saiba como ser doador do Banco de Alimentos

Saiba como ser doador do Mesa Brasil

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page