Rio Montreux Jazz Festival se despede com gafieira no Parque Madureira

Na despedida do Rio Montreux Jazz Festival, o Parque de Madureira vai se transformar em uma grande gafieira ao ar livre. Quem dará o tom do baile é a saxofonista Dani Spielmann, à frente da sua Orquestra Gafieirando, que prestará uma homenagem a Paulo Moura. É hoje (domingo, 9), às 19h, com entrada franca. 

 

Criado em 2003, a Gafieirando tem como marca uma forte brasilidade. O grupo se inspira na premissa jazzística de criação coletiva, ao vivo. Daniela é uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade. Em 2008, concluiu a dissertação de mestrado: “A contribuição interpretativa de Paulo Moura para o samba-choro e a gafieira no Rio de Janeiro a partir da década de 70.” sobre a performance do maestro e saxofonista Paulo Moura (1932-2010), na UNI-Rio, quando obteve o título de Mestre em Música.

 

Madureira é um dos bairros onde acontece programação gratuita do festival. Os outros são Catete, Ipanema, Tijuca e Barra. Os locais são, respectivamente, Largo do Machado, Praça Nossa Senhora da Paz, Praça Varnhagem e Parque das Rosas.

 

Será em Ipanema (18h) onde o pianista João Carlos Assis Brasil se apresentará. Irmão gêmeo do saxofonista Vitor Assis Brasil, tem sólida carreira internacional. No Brasil, acompanhou artistas como Maria Bethânia e Zizi Possi, entre outros, destacando-se por sua atuação no show "Pescador de pérolas", de Ney Matogrosso. Lançou dois discos sobre Villa-Lobos e atuou em inúmeros concertos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal e Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

No Pier Mauá, QG  do festival e onde acontecem os shows pagos, um dos destaques do

último dia é a conexão Brasil Cuba que vai reunir Ivan Lins, Chucho Valdés e Irakere (palco Villa-Lobos, 21h30). Às 19h, no palco Ary Barroso, rola “diálogo” de guitarras com Davi Moraes, Jr. Tostoi e Pedro Baby. No palco Tom Jobim (20h) estará John Scofield e seu grupo Combo 66. O artista é um dos principais inovadores da guitarra jazz moderna.

 

O Rio Montreux Jazz Festival é a versão brasileira do Montreux Jazz Festival, que acontece desde 1967, na Suíça.

 

 

                                                                                                              Programação completa

 

                                                                         Algumas atrações são exibidas ao vivo pela Internet

 

                                                                                                                 Para comentar, aqui

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Ambev e Pratinha se unem em busca de inovação cervejeira

14/11/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br