top of page
  • Sônia Apolinário

Fórum discute mudanças climáticas sob a ótica dos estados brasileiros

Discutir o papel da ação climática, sob a ótica dos estados brasileiros, e avaliar quais são os riscos e oportunidades para o Brasil. Esse é o objetivo do Fórum Clima Subnacional 2019 que será realizado na próxima quinta-feira (25), das 8h30 às 17h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio.

Organizado pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), Centro Brasil no Clima (CBC) e Instituto Ondazul, o evento vai reunir pesquisadores, empresários e lideranças políticas dos estados, além de vários governadores.

“Episódios graves, como o catastrófico tornado que arrasou parte de Moçambique e as enchentes repetidas, como a mais recente que arrasou o Rio de Janeiro, ilustram os riscos relacionados às ações climáticas. Porém, há também oportunidades como, por exemplo, nos projetos de descarbonização e de adaptação. Porém, essas oportunidades ainda demoram a ser percebidos”, afirma o ambientalista Alfredo Sirkis, fundador do Instituto OndAzul.

Ele observa que, desde o Acordo de Paris (2015), a situação política internacional piorou em relação às questões climáticas, ao mesmo tempo em que a velocidade das mudanças aumentou. Na sua avaliação, é preciso encontrar novas maneiras para “lidar com a dificuldade de movimentar os governos nacionais e mobilizar a opinião pública”.

Dentre os temas que serão debatidos, durante o evento, Sirkis destaca a criação de canais internacionais de financiamento para os projetos de adaptação e mitigação elaborados pelos estados - “com resultados sociais relevantes”, além questões relacionadas com a governança climática e o empreendorismo na descarbonização “que o agravamento da crise climática está demandando”.

“O Brasil tem desempenhado um papel importante desde, a Rio 92. Porém, agora, enfrenta sérios desafios. O evento será uma ocasião para os novos governadores ou membros de suas equipes assumirem seus compromissos com o Acordo de Paris e a implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) em seus estados”, comenta Sirkis.

A Firjan fica na Avenida Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro

Programação completa

Faça sua inscrição gratuita

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page