top of page
  • Sônia Apolinário

Exposição de fotos cria diário do cotidiano das ruas

Um diário sobre a vida cotidiana, criado a partir de registros fotográficos de quem está na rua. Assim é “Vidas nas Ruas”, exposição do fotógrafo Guido Dowsley que será inaugurada hoje (quinta-feira, 17), às 18h, no Templo, na Gávea (RJ). O evento inicia a temporada 2019 da série Arte dos Comuns, onde jovens artistas apresentam suas obras.

O Templo é uma rede de empreendedores criativos e inovadores. Uma comunidade que cria conexões e aposta na atuação de forma colaborativa. Guido foi “descoberto” pela curadoria do grupo, por meio do seu perfil no Instagram (@guidodowsley).

A exposição “Vidas nas ruas” conta com 18 obras, fotografadas entre 2016 e 2018, em realidades e cenários diversos: da Comunidade Barro Branco, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, à Zona Sul carioca.

Aos 25 anos, Guido é um ex-estudante de Engenharia na Pontifícia Universidade Católica (RJ), que trocou o curso no quarto ano pelo de Ciências Sociais, na mesma PUC, movido pela paixão à fotografia. É também pesquisador na área de história, antropologia e sociologia.

Ano passado, entrou para o Grupo de Estudos de História da África (GEHA/PUC-Rio). Iniciou sua pesquisa sobre quilombos no Rio de Janeiro, mais especificamente sobre a Serra dos Pretos-Forros, que resultará em um projeto audiovisual – sua monografia.

Atualmente, também como participante do GEHA, em conjunto com o Centro de Estudos e de Documentação da Ilha de Moçambique (CEDIM) da Universidade Lúrio (Moçambique), teve um projeto selecionado pelo CNPq. O objetivo é pesquisar as histórias e as manifestações culturais da comunidade Boca do Mato, no Rio de Janeiro, e da Cidade Macuti, na Ilha de Moçambique.

Na abertura da exposição, o Slam das Minas RJ fará um pocket show. Queijo coalho, pipoca, cachorro quente e cerveja artesanal fazem parte do cardápio gastronômico do evento.

Serviço

Exposição “Vidas nas ruas”

Local: Templo – Rua Duque Estrada 41, Gávea

Abertura: dia 17 de janeiro, às 18h

Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h, até 14 de fevereiro

Entrada gratuita

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page