Oishii ou Kaishi?

 Dois rótulos com o mesmo estilo de cerveja, ingrediente principal e inspirados na gastronomia japonesa passaram a dividir as prateleiras do mercado cervejeiro artesanal nacional.

 

Oishii e Kaishi são Witbier com gengibre, produzidos, respectivamente, pela paulista Japas e a carioca Sun Hop.

 

Oishii  significa “gostoso”, em japonês. O rótulo é o mais recente lançamento da Japas, cervejaria paulista criada pelas sanseis Maíra Kimura (também sócia da carioca 2Cabeças), Fernanda Ueno (também Colorado) e a sommelière e publicitária Yumi Shimada.

 

Usar ingredientes típicos da cultura japonesa está no DNA da marca. A primeira receita foi

lançada em 2014. A Wasabiru é uma American Pale Ale com adição de wasabi, uma espécie de raiz-forte.

 

Gengibre é uma planta herbácea, de origem asiática, bastante usada na gastronomia japonesa, tanto em pratos como em bebidas, chás e infusões. Refrescante, a Oishii, que também leva cascas de laranja, foi idealizada para acompanhar pratos leves.

 

Kaishi significa “início”, em japonês. Foi lançada em fevereiro passado, um mês depois da criação da carioca Sun Hop pelos sócios Luis Henrique, Fábio Nello e Daniel Bode, o cervejeiro da marca.

 

Os três são apreciadores da boa mesa e apaixonados pela cultura japonesa – Luis Henrique estudou japonês. Em restaurantes especializados, sentiam falta de uma cerveja artesanal que acompanhasse bem a gastronomia típica do Japão.

 

 A Kaishi, além de gengibre, leva raspas de laranja e sementes de coentro. A cerveja, atualmente, faz parte da carta de 40 restaurantes japoneses. A boa aceitação do rótulo animou o grupo a criar mais dois estilos. Em outubro, foi para o mercado a Kaishi Session IPA com wasabi.  No final de dezembro, será lançada a Kaishi Red

Ale com gergelim.  Em princípio, essa será a última  da série. Essa linha não é exclusividade dos restaurantes japoneses, apesar deles terem sido sua fonte de inspiração.

 

Na cervejaria carioca, fazem parte da  outra linha da marca os rótulos Sun Hop Witbier, Sun Hop Session IPA, a RiS the Dark Side of the Sun e a Wheat Wine The LightSide of the Sun.

 

Na Japas, antes da Oishii, foi lançada a Shiso Brut IPA. Shiso é uma erva que lembra hortelã e erva-doce, sendo também muito comum na culinária japonesa. Nessa receita, foi usada levedura de champanhe.

 

Para comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrados em junho, a cervejaria paulista criou a Kasato Maru, uma New England IPA com dekopon. Trata-se de um tipo de tangerina trazido para cá pelos primeiros imigrantes. Kasato Maru era o nome do navio que atracou no porto de Santos com 781 japoneses, no dia 18 de junho de 1908.

 

                                                                Para comentar, aqui

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Ambev e Pratinha se unem em busca de inovação cervejeira

14/11/2019

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br