top of page
  • Sônia Apolinário

Semana de Cinema entra em cartaz em cinco municípios do Rio simultaneamente

Entre os próximos dias 21 e 28 de novembro, estará em cartaz a Semana de Cinema que, este ano, chega à sua 10ª edição. O Festival será realizado, simultaneamente, no Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti. Serão promovidas 122

sessões e realizadas seis masterclasses.

O road-movie “Sol Alegria”, de Mariah e Tavinho Teixeira, faz sua estreia carioca na abertura da mostra, no Rio, no Estação NET Botafogo 1, às 21h. Antes, será exibido o curta "‘Plano control", de Juliana Antunes.

Clique na imagem e veja o teaser de "Sol Alegria"

O festival reúne 56 produções de 10 estados brasileiros. Diferentemente dos anos anteriores, a Semana de Cinema não contará, nesta edição, com uma mostra competitiva. A seleção oficial foi ampliada e reúne 32 filmes. A mostra adotará, pela primeira vez, um júri popular, que votará em seus filmes preferidos nas sessões realizadas no Estação Net Botafogo e no Cine Arte UFF, em Niterói.

"A programação da Semana, mais uma vez, aposta em filmes que se destacam pelas investigações de linguagem e experimentação. O conjunto final é muito diverso, mas tem em comum a pulsão do cinema e da criação sem amarras”, afirma Daniel Queiroz, um dos curadores.

Como exemplo da diversidade dos títulos, ele cita a inclusão no festival de filmes relacionados a questões políticas da história recente do Brasil (inclusive um documentário filmado durante a greve dos caminhoneiros); obras que trazem questões raciais e de gênero; e que tratam da luta por moradia e de ocupação das cidades.

Sobre os títulos escolhidos para a abertura, “Plano controle”é uma ficção mineira de 16 minutos de duração. Conta a história de Marcela, uma mulher que conhecer o mundo, mas o serviço de teletransporte oferecido por sua operadora tem dados limitados. “Sol Alegria” é uma alegoria em tom de comédia com 1h30 de duração. Conta a história de pastores que ocupam os principais cargos políticos do país. O apocalipse está próximo e uma excêntrica família comete um atentado e se refugia na sede da falange Sol Alegria, comandada por freiras nada convencionais. Um mapa secreto pode levar à salvação da humanidade, mas a jornada até o portal é repleta de imprevistos.

Faz parte da programação do festival outras três mostras: a “Retrospectiva André Novais Oliveira” exibirá cinco filmes do premiado diretor de Contagem (MG); “Como mito desmontado, amanhã recomeço”, na qual a curadora e pesquisadora Patrícia Mourão apresenta uma sessão que busca trabalhar com o deslocamento de obras expostas em salas de galerias e museus para a tela do cinema; e a “Circuito Sesc – Semana de Cinema”, com a apresentação de 10 filmes cariocas.

Também serão realizadas seis masterclasses: os convidados são o homenageado dessa edição, o diretor mineiro André Novais Oliveira; o curador Daniel Queiroz; os Irmãos Carvalho - os irmãos gêmeos Marcos e Eduardo Carvalho, cineastas do morro do Salgueiro; a programadora e doutora em cinema Patrícia Mourão; os realizadores, pesquisadores e críticos Leonardo Amaral e Roberto Cotta e a diretora mineira Juliana Antunes. Haverá ainda oficinas promovidas pelo Prêmio Cabíria de Roteiro, além dos debates “Quanto vale um curta-metragem?”, que tomará como ponto de partida a discussão sobre a produção no formato para comentar as novas regras de pontuação da Ancine e “As mulheres e as funções técnicas”, que discutirá o que há de feminino no fazer cinema, especificamente no desempenho de funções técnicas.

Confirma a programação completa

O Estação NET Botafogo 1 fica na Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, RJ

O Cine Arte UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. RJ

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page