top of page
  • Sônia Apolinário

Arte e gastronomia são destaques em festivais no Rio e Petrópolis

Dois polos turísticos do Rio de Janeiro promoverão festivais este mês. A partir da próxima quarta-feira (7) até o dia 20, o Petrópolis Gourmet vai agitar a região serrana fluminense. No próximo final de semana (dias 10 e 11), o Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens é uma boa oportunidade para passear por uma região com clima de zona rural em plena cidade do Rio.

A 18ª edição do Petrópolis Gourmet terá como tema "O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha”. Participam do evento 41 restaurantes da região que priorizam nas suas receitas a produção agrícola local.

Muito dessa produção estará disponível para o público no Mercado Gourmet, espaço criado para apresentar produtores e artesãos de Petrópolis, onde será possível encontrar de orgânicos a pães e geleias passando por embutidos, verduras e legumes.

Além dos restaurantes, o evento ocupará vários espaços da cidade serrana que abrigarão oficinas e os “Agitos Gastronômicos”, onde chefs ensinarão suas receitas para o público, na praça e no hortomercado.

“Nós, chefs, ficamos muito dentro das cozinhas dos restaurantes. Esses eventos são importantes para aproximar a alta gastronomia e a população, sem muitos mistérios e segredos. Muitas pessoas ainda não têm acesso à alta gastronomia e levar essa experiência para as ruas é muito gratificante”, afirma Christian Cox, coordenador dos Agitos.

Clima rural

No Rio, no final de semana, o Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens será formado por 24 ateliês e 10 restaurantes que abrirão suas portas das 10h às 18h. Os bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena se localizam na região da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, aos pés do Maciço da Pedra Branca, em uma área de proteção ambiental.

Nos ateliês estarão em exposição pinturas, esculturas, cerâmicas, instalações, terrários,

móveis, luminárias, joias, mosaicos e bioconstrução. Serão ministradas oficinas gratuitas sobre a técnica de flame working e a utilização de materiais de reuso para luminárias. Nos restaurantes, os chefs criarão um prato especial para o evento dentro do cardápio da casa.

A programação contará também com a Feira da Roça e sua apresentação de Dança de Coco; o Quilombo Cafundá Astrogilda, com capoeira, artesanato e danças regionais; e o Museu Casa do Pontal, com visitas teatralizadas.

SERVIÇO

18ª edição do Petrópolis Gourmet

Data: de 7 a 20 de novembro

Vários locais em Petrópolis (RJ).

Veja a programação completa

Realização: Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Circuito de Arte e Gastronomia das vargens

Data: 10 e 11 de novembro

Horário: das 10h às 18h

Vários locais nos bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena

Museu Casa do Pontal - Estrada do Pontal, 3295

Visitas teatralizadas gratuitas: às 11h e às 14h - sujeito à ordem de chegada e lotação de até 25 pessoas em cada horário.

Veja a programação completa

Receita

Risoto de frutos do mar com chips de batata doce

Chef Rodrigo Trindade - Sakura - Avenida Dom Pedro I, 352 - Centro, Petrópolis

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz arbóreo

  • 100 gramas de camarão limpo

  • 100 gramas de lula para cozido

  • 50 gramas de polvo para cozido

  • 1 litro de caldo de legumes

  • 1 batata doce média

  • Alho, cebola, manteiga e sal a gosto

Modo de preparo

Em panela antiaderente, adicione uma colher de manteiga, alho e cebola a gosto bem picado e deixa dourar. Adicione o arroz já lavado e o sal a gosto, em fogo baixo, misture e, devagar, acrescente o caldo até o arroz ficar ao dente, cerca de 15 a 20 minutos

Com arroz no ponto experimente o tempero e veja se está ao seu gosto. Em seguida, adicione o camarão, a lula e o polvo já temperados só com sal ou tempero para frutos do mar. Misture por cerca de 5 minutos e está pronto um risoto de frutos do mar bem cremoso.

Para as batatas: fatiar em rodelas finas, fritar em azeite até ficar crocante e decorar da sua forma.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page