Tropicalismo é tema de musical infantil com obras de Caetano Veloso e Gilberto Gil

A arte de Caetano Veloso e Gilberto Gil virou um musical infantil. “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” fica em cartaz até 9 de setembro, sábados e domingos, às 16h, no Teatro XP Investimentos, na Gávea (RJ). A atração coloca em destaque um dos movimentos culturais mais importantes do país, a Tropicália.

 

O espetáculo conta a história do Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária (Martina Blink), que toma o poder e baixa decretos proibindo a música e as cores no lugar. Dois amigos, Cae (Pedro Henrique Lopes) e Gil (Orlando Caldeira), se unem para trazer sons e cores de volta ao reino, em alusão ao movimento tropicalista. Também estão no elenco, Flora Menezes (Pobo), Hamilton Dias (Lindoneia) e Rafael de Castro (Juca).

 

O diretor Diego Morais explica que o musical não é biográfico, mas inspirado em momentos vividos por Caetano Veloso e Gilberto Gil na juventude. No repertório, estão 43 músicas (completas e/ou trechos) compostas por eles individualmente ou em parceria, entre elas Tropicália, Força estranha,Alegria, alegria, Vamos fugir, Andar com fé, Divino Maravilhoso, Expresso 2222 e Você é linda.

 

 

“A partir de uma história divertida que se passa num reino fictício, falamos de como é importante o compromisso com a comunidade e da nossa participação na luta pelos direitos de um povo”, observa Diego Morais. “O repertório e bem vasto porque os dois artistas compuseram, cada um, mais de 600 músicas, e quisemos reunir músicas das mais diversas fases da carreira dos dois”, completa.

 

“Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças” é o quarto espetáculo do projeto Grandes Músicos para Pequenos, que nasceu em 2013 com o musical “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”. Depois  vieram “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças”e “Bituca – Milton Nascimento para criançasAs três peças juntas já foram vistas por mais de 150 mil espectadores. 

 

O objetivo do Grandes Músicos para Pequenos é apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações e promover o resgate da cultura brasileira através de espetáculos que envolvam toda a família em experiências inesquecíveis.

 

“A ideia é trazer o legado de uma cultura quase esquecida para as novas gerações, com um conteúdo atraente para as famílias”, afirma Pedro Henrique Lopes, autor das peças do projeto. “Queremos criar experiências de entretenimento inesquecíveis e marcantes, onde o espectador participe de forma ativa”, explica o diretor Diego Morais.

 

Ficha técnica

 

Direção: Diego Morais

Direção Musical: Guilherme Borges

Texto: Pedro Henrique Lopes

Elenco: Pedro Henrique Lopes, Orlando Caldeira, Martina Blink, Rafael de Castro, Flora Menezes e Hamilton Dias.

Cenário e figurinos: Clívia Cohen

Iluminação: Tiago e Fernanda Mantovani

Visagismo: Vitor Martinez

Produção e realização: Entre Entretenimento

 

Serviço

 

Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças

Temporada: Até 9 de setembro

Teatro XP Investimentos: Av. Bartolomeu Mitre, 1.110- B – Gávea – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3807-1110.

Dias e horários: Sábados, às 16h, e domingos, às 11h e 16h.

Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada)

Classificação: Livre

 

Saiba mais sobre o Tropicalismo

 

Para comentar, aqui

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

Pernaltas e a arte de brincar o carnaval nas alturas

08/02/2020

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br